Como Minimizar os Efeitos do Álcool

terça-feira, 21 de dezembro de 2010.


O resultado do abuso de bebidas alcoólicas acaba sempre causando a mal desejada ressaca. Para minimizar e evitar este mal-estar, é importante saber o que acontece quando o álcool entra no nosso corpo.

Quando o primeiro gole de bebida alcoólica é dado, ele vai direto para o estômago e em cinco minutos chega ao cérebro, o que diminui a percepção de perigo. O fígado, que é responsável por metabolizar mais de 90% do álcool, começa a eliminá-lo logo. Após 11 minutos, o álcool vai para os alvéolos pulmonares e é convertido em vapor. É deste vapor que o bafômetro mede a quantidade de bebida alcoólica ingerida. Por fim, o álcool que não foi tratado chega à corrente sanguínea, causando desidratação.

Para evitar a incômoda dor de cabeça e a sensação ruim causada pela ressaca é importante tomar muita água, além de preparar o organismo para receber a bebida alcoólica. Não é bom beber de estômago vazio porque o processo de absorção do álcool começa nas paredes do estômago. Dê sempre preferência por alimentos ricos em proteínas, como leite e carne, a fim de evitar o desconforto causado pelo álcool.

Durante a ingestão de álcool, a dica é intercalar bebida alcoólica com água, prática que ajuda a minimizar os efeitos da ressaca no dia seguinte. Evite misturar diferentes tipos de bebidas alcoólicas e tome um cuidado especial com as bebidas gaseificadas, já que elas entram mais rápido na corrente sanguínea.

É importante lembrar que não existe um remédio único, comprovado cientificamente, que alivie todos os efeitos da ressaca, mas o consumo de alimentos que repõem os nutrientes perdidos com a bebida alcoólica pode ajudar bastante.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |