Musculação e aeróbica aumentam capacidade de lembrar e aprender

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011.
A memória e o aprendizado estão diretamente relacionados à prática de exercícios físicos. É o que revela um estudo feito por cientistas da Universidade de São Paulo (Unifesp), apresentado no encontro anual da Sociedade de Neurociência, no fim do ano passado. Para mostrar que tanto o treinamento com peso quanto os exercícios aeróbicos trazem ganhos importantes ao cérebro, os pesquisadores fizeram testes com ratos.
Um grupo de roedores, com pesos amarrados a suas caudas, cumpriu o programa de subir escadas cinco vezes por semana. Um segundo grupo foi designado para correr na esteira o mesmo número de vezes. E um terceiro grupo não fez nada.
Depois de oito semanas, tanto os ratos corredores quanto os que faziam exercício com peso apresentaram níveis cerebrais muito mais altos - do que os registrados nos animais sedentários - de um fator de crescimento conhecido como BDNF que, se acredita, seja crucial para a deflagração do processo de neurogênese (a formação de novos neurônios).
Os dois grupos que seguiram programas de exercício apresentaram resultados melhores em testes de aprendizado e memória. Ou seja, fazer ginástica tornou os animais mais espertos e, ao que tudo indica, o resultado seria o mesmo para o homem.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |