Senado da Itália aprova moção que pede extradição de Battisti

terça-feira, 18 de janeiro de 2011.
 O Senado da Itália aprovou nesta terça-feira, por unanimidade e em meio a críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma moção que pede a imediata extradição do ex-militante de esquerda Cesare Battisti. De acordo com a agência de notícias Ansa, o texto aprovado solicita que o governo da Itália recorra a "todos os meios possíveis no âmbito judiciário" para que Battisti cumpra sua pena em seu país de origem.
Os senadores italianos não descartaram no texto a possibilidade de o país recorrer à Corte Internacional de Haia e a "sedes multilaterais europeias", para que sejam aplicadas "ações diplomáticas". Isso se daria por meio de contatos com o governo de Dilma Rousseff .Lá, o ex-militante foi condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, quando integrava o grupo de extrema-esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).
- É um documento que exprime a indignação de um país inteiro - disse o líder da bancada do Povo da Liberdade (PDL) no Senado, Maurizio Gasparri, à Agência Ansa.
Já o senador Giorgio Tonini, da legenda esquerdista Partido Democrático (PD) e membro da Comissão de Relações Exteriores do Senado, criticou a decisão de Lula de não extraditar o ex-militante.
- O PD simpatizou com Lula durante todos esses anos nos quais, primeiro como sindicalista e depois como presidente. Ele lutou pela democracia no Brasil, um país historicamente amigo nosso. E por isso ficamos sem fôlego quando ele negou a extração de Battisti à Itália - disse Tonini.
Ainda no texto, os senadores relatam que "o caso Battisti parece não se limitar a uma simples questão bilateral entre Itália e Brasil, já que foi colocada em dúvida a capacidade do sistema judiciário italiano de oferecer uma garantia adequada à condenação".

Nota do blog: não há duvida que esta situação tem que ser resolvida imediatamente, de um lado a preocupação do governo Brasileiro, que sempre simpatizou com governos de esquerda, em dar um julgamento justo a Battisti. Do outro o governo Italiano que tem todo o direito de pedir a extradição de Battisti, ficamos esperando a resolução desta história. ( eu torço por Battisti). 

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |