Emissão de carteira de identidade pode ser online

domingo, 13 de fevereiro de 2011.
 
A partir desta segunda-feira (14), pela primeira vez no Pará, a Polícia Civil coloca à disposição um serviço que irá emitir carteiras de identidade através da rede mundial de computadores.
Desenvolvido pela equipe da Diretoria de Informática da Polícia Civil, o serviço eletrônico agendará atendimentos em três postos de identificação na Região Metropolitana de Belém: Posto Central de Identificação (Avenida Magalhães Barata, 209, bairro de Nazaré); Posto da Galeria BR (rodovia BR-316, km-1, em frente ao Shopping Castanheira) e Posto "Tá Na Mão" (Avenida José Bonifácio com Barão de Igarapé-Miri, bairro do Guamá).
Como solicitar sua carteira de identidade?
Por meio do site da Polícia Civil (www.policiacivil.pa.gov.br) qualquer pessoa poderá requisitar o documento clicando no banner localizado na lateral direita da homepage, onde se abrirá automaticamente um formulário.
Nele, o interessado digitará seu nome completo e, em seguida, escolherá o posto de identificação em que deseja receber o documento e a hora do atendimento.
Depois, informará um e-mail para contato e enviará as informações ao sistema de identificação da Polícia Civil. O requerente receberá no e-mail informado a confirmação da solicitação, identificada pela assinatura digital agendamento@policiacivil.pa.gov.br.
Ao clicar em confirmar, o cidadão concluirá a solicitação do agendamento pela internet e receberá uma mensagem com o número de protocolo. Essa numeração deverá ser anotada ou impressa pelo cidadão, pois ele será atendido no posto de identificação, no dia e hora agendados, mediante a apresentação do número de protocolo. Se a pessoa desejar cancelar a solicitação por algum motivo, haverá no rodapé da mensagem um link de cancelamento.
Importante ressaltar que o agendamento eletrônico só envia mensagens para e-mails se o serviço for solicitado no site da Polícia Civil. Se a requisição não for feita desta forma e o cidadão receber alguma mensagem semelhante, deve apagá-la imediatamente.
Serviço por telefone continua
O agendamento da emissão da carteira de identidade por telefone continua. Criado no mês passado, o serviço funciona, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18 horas, pelos telefones 4006-9002, 4006-9020 ou 4006-9046. Pessoas sem acesso à internet podem solicitar o documento nos mesmos postos atendidos no serviço eletrônico.
Com o novo serviço, a Polícia Civil vai acabar de vez com antigos problemas que dificultavam o acesso da população ao documento de identidade, como as filas fomadas desde a madrugada nos postos de identificação e as irregularidades registradas nesses locais, como a 'venda' de lugares nas filas.
A meta da Diretoria de Identificação da Polícia Civil é, com o tempo, ampliar o atendimento eletrônico para todos os postos de identificação.
De acordo com a Polícia Civil, a implantação do serviço via internet reflete a modernização pela qual está passando o Sistema de Segurança Pública, para garantir melhor atendimento e mais cidadania à população. (Ascom/Polícia Civil)

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |