Lixo Eletronico

domingo, 13 de fevereiro de 2011.

          A sociedade brasileira já está altamente inserida no mundo digital, cada dia mais pessoas tem acesso a computadores, internet e celulares. A produção e o consumo de aparelhos eletrônicos são cada vez maiores, já que hoje em dia tudo fica obsoleto muito rápido, daí cria-se a necessidade de estar sempre adquirindo novos aparelhos de ultima geração.
Há um lado positivo, claro, já que a tecnologia trouxe maravilhas ao mundo e é essencial para a comunicação contemporânea. Mas quando avançamos tecnologicamente deixamos de usar os aparelhos antigos, e aí vem a pergunta, o que acontece com as pilhas, celulares, computadores, baterias, monitores, mouses que não usamos mais?
Vão para o lixo. O problema é que este tipo de equipamento não pode ir para o lixo comum, pois é um material extremamente tóxico, contém metais (como mercúrio e chumbo) que causam danos severos ao meio ambiente e a nossa saúde. Então o que fazer?
O é importante procurar jogar seu lixo em postos de coleta de lixo eletrônico, para que o lixo seja tratado corretamente e se possível que haja a RECICLAGEM! Infelizmente ainda não existe nenhuma lei no Brasil que determina que as empresas produtoras desse tipo de produto tenham que de responsabilizar pelo lixo, então cabe aos consumidores que procurem comprar produtos de empresas responsáveis. Outra alternativa é DOAR, ou seja, se seu computador está velho para você, se lembre que ele pode ser útil a uma pessoa que não tenha nenhum computador; o que já é inútil pra gente pode ser útil para outro!

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |