Lula pede um novo modelo de desenvolvimento no Fórum Social Mundial em Dacar

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011.
O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta segunda-feira, à margem do Fórum Social Mundial (FSM) de Dacar, a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento, em uma reunião com a líder socialista francesa Martine Aubry.  Foto:Seyllou/AFP



 O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta segunda-feira, à margem do Fórum Social Mundial (FSM) de Dacar, a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento, em uma reunião com a líder socialista francesa Martine Aubry.
Lula e Aubry se referiram, além disso, aos trabalhos do G20 de potências desenvolvidas e países emergentes, que atualmente é presidido pela França, e pediram que o grupo se concentre em questões como o desemprego.
"No G20 podem dizer que não há nenhum problema e jamais se fala de desemprego", declarou Lula, no início da reunião com a socialista francesa.
De sua parte, Aubry concordou. "Estamos fora da realidade".
Depois do encontro, Aubry explicou ter conversado com o Lula sobre o próximo G20 e a forma de trabalhar juntamente com países progressistas.
"Também falamos das relações entre a América do Sul e a África. A África começa a solucionar seus problemas, algo que a Europa não entende bem, mas outros países como a China e a Índia já compreenderam", assegurou.
"É necessário refletir sobre a forma com que podemos estabelecer juntos as bases de outros modelo de desenvolvimento. Lula tem a convicção de que hoje em dia não existe um líder no mundo, e principalmente na Europa, capaz de levar adiante essa mudança", acrescentou.
O FSM, a reunião anual antiglobalização que neste ano coincide com os protestos populares no mundo árabe, começou neste domingo em Dacar com uma passeata de milhares de pessoas e com a participação, entre outros, do presidente boliviano Evo Morales.
O número de participantes da manifestação foi avaliado em 10 mil por jornalistas no início do protesto, e chegou a 60 mil, segundo os organizadores, quando terminou com um comício em uma grande praça de Dacar.
Entre os participantes, encontrava-se o presidente boliviano Evo Morales e Aubry.
Esta é a segunda vez desde a sua criação, em 2001 em Porto Alegre, que o Fórum é realizado na África, após a edição de Nairobi de 2007.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |