O Anarquismo em Poucas Palavras XI Parte

domingo, 20 de março de 2011.
Biocentrismo vs Antropocentrismo


Combater as dominações sem questionar a domesticação e a agricultura, sem questionarmos e combatermos o antropocentrismo apenas continuariamos a reproduzir a mesma sociedade autoritária e opressiva que tem arruinado a vida no planeta até agora.
O antropocentrismo é uma visão de mundo que coloca nós humanos como uma espécie superior as outras espécies, nos coloca no centro da existência. Uma perspectiva que tem justificado o domínio humano sobre a terra e os outros animais, uma perspectiva que nos destaca deste mundo, nos deixando 'acima' das demais interações da natureza.
O biocentrismo não desconsidera a comunidade humana, mas nos tira do pedestal que tem justificado todas as práticas humanas abusivas contra o mundo natural, e nos insere neste planeta como mais uma das espécies que o habitam.
Não existe hierarquias naturais, nem mesmo competição entre as espécies para dominar o mundo. Cada espécie tem suas características e universos, as espécies 'evoluem' da água para a terra, da terra para a água, em constante adaptação.
Um comportamento ou visão de mundo que se baseia numa suposta superioridade de uma espécie (no caso nós humanos) só pode resultar na atual condição de eminente catástrofe ambiental que estamos enfrentando. Esta mentalidade está destruindo tudo e deve acabar.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |