Recebi por e-mail

domingo, 6 de março de 2011.
Professores protestam em ritmo de Carnaval
 
 
 
 

NA UEPA
Eles afirmam que reitoria está demitindo de forma irregular
O Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Pará (Sinduepa) realizou ontem, de 9 horas às 11 horas, uma manifestação diferente na frente da universidade. Mulatas e integrantes da banda do Grêmio Recreativo Beneficente Jurunense "Rancho Não Posso Me Amofiná" juntaram-se a estudantes e professores no pátio da reitoria para, como disse a coordenadora geral em exercício do Sinduepa, Elizabeth Lucena Rodrigues, "lutar por uma universidade mais democrática". Entre as reivindicações, os professores querem a revisão de demissões de professores temporários e o aumento da carga horária de professores.
A coordenadora informa que "em janeiro foram mais de 50 demissões e a universidade possui mais de 30 disciplinas sem docentes. Nós estamos vivendo uma verdadeira ditadura dentro da Uepa". Elizabeth relata que "fizeram uma comissão para avaliar a situação dos docentes da universidade, porém só foram avaliados três departamentos dos 25 da universidade. Essa manifestação é para regularizar a situação dos docentes da Uepa junto à direção administrativa", completa.
A professora que leciona há mais de 17 anos na Uepa, Sueli Pinheiro da Silva, de 43 anos, disse que "somos obrigados a assumir cargas horárias grandes que prejudicam nossa disponibilidade em programas de pesquisa e extensão. Fora isso, tiraram a nossa gratificação por deslocamento. Estamos muito desmotivados para dar aula em outros municípios", reclama. Sem professores, os alunos também reclamam. Esse é o caso da estudante de pedagogia, Paulyane do Nascimento Ramos, de 28 anos, que diz "tenho um professor que dá aula aqui e no município de Altamira. A dificuldade é tanta que muitas vezes ele falta nas aulas e quando vem está muito cansado. Fora isso tenho colegas de outros cursos que tem mais de três disciplinas sem docentes", completa.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |