Do Blog A Perereca da Vizinha

quinta-feira, 28 de abril de 2011.

A substituição de Sérgio Duboc por Maria do Céu Alencar indica claramente que o senador tucano Mário Couto perdeu o comando do Detran.
Quer dizer: não houve apenas a saída de Duboc.
Na verdade, Mário Couto perdeu espaço no Governo. 
Se receberá outra fatia de poder, ainda não se sabe. 
Mas o Detran é um espaço extraordinário e pra lá de cobiçado.
Conhecida por sua competência e honestidade, Maria do Céu é uma técnica muito respeitada entre os tucanos. Teria até fama de incorruptível. E seria, também, da absoluta confiança de Jatene.
No entanto, a missão que teria recebido é árdua: “fazer uma limpa” no Detran, que teria sido submetido, nos últimos anos, a toda sorte de transações.
“Na época do João Marques, o Detran dava dinheiro para o Governo e até fazia obras viárias. Mas, a partir daí, passou a ser uma verdadeira usina de enriquecimento ilícito”, diz uma fonte do Palácio dos Despachos.
Guardadas as proporções, diz a fonte, Jatene estaria tentando fazer com o Detran o mesmo que fez com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), ao nomear uma técnica como Tereza Cativo.
A fonte não soube dizer se Jatene anda estressado com Mário Couto. Mas lembrou que o governador “não suporta ser exposto a esse tipo de situação, em que tem de defender o indefensável”.
O problema seria a delicada situação do senador tucano, frente a denúncias, que não param de chegar, acerca do possível envolvimento de ex-assessores  nas supostas fraudes na Assembléia Legislativa.
Um deles justamente Sérgio Duboc, que foi diretor-financeiro da Casa e até assessor de Mário Couto no Senado.
Além de colocar o governo numa saia justa, o problema estaria afetando até outro tucano de alta plumagem, Manoel Pioneiro, o atual presidente da AL.
“O Pioneiro não tem nada a ver com isso e quer chutar o pau da barraca, mas não pode porque o Mário aparece em todos os relatórios, um dos quais foi até entregue ao governador”, relata.
E como previsto pela Perereca (leia a postagem abaixo) os gritos que teriam sido ouvidos na reunião ocorrida no Palácio, na segunda-feira, entre Jatene, Couto, Pioneiro e Duboc, não teriam vindo do governador, mas, do senador tucano, que teria se estressado com Pioneiro – diz a fonte.
Ela também chama a atenção para a declaração de Jatene, à imprensa, na manhã de hoje: “Ele praticamente disse, para quem quisesse ouvir, que o PSDB deveria assinar a CPI da AL”.
E acentua: “Esse pessoal que está sendo apontado como envolvido nas fraudes é todo do Mário. Você não acha estranho que a equipe do Mário tenha permanecido com o Juvenil?”
As informações correntes no Governo é que o suposto esquema de fraudes na AL teria começado, em pequenas proporções, no final da década de 90. Mas só teria pisado no acelerador após a ascensão da equipe investigada pelo Ministério Público.
A possibilidade de Sérgio Duboc pedir exoneração do Detran foi antecipada pela Perereca na última segunda-feira ( Aqui: http://pererecadavizinha.blogspot.com/2011/04/duboc-nao-caiu-mas-pode-cair.html e aqui: http://pererecadavizinha.blogspot.com/2011/04/tapioca-na-parada-agora-so-falta-o-cafe.html )
A situação dele se tornou muito complicada depois da operação do MP e da polícia, na terça-feira da semana passada, para investigar supostas fraudes na AL.
Na ocasião, os promotores chegaram até a apreender quatro processos licitatórios da AL que estavam trancados na gaveta de Duboc, no Detran. (Aqui: http://pererecadavizinha.blogspot.com/2011/04/promotores-e-policia-apreendem.html).
Ao longo da semana, informações do MP mostraram que pelo menos três desses processos estão ligados a Croc Tapioca, a empresa envolvida no chamado “Tapiocouto”, o escândalo que sacudiu a AL em 2006, na gestão de Mário Couto. (Aqui: http://pererecadavizinha.blogspot.com/2011/04/processos-licitatorios-da-assembleia.html).
E uma das grandes dores de cabeça dos tucanos, além do fato de Duboc permanecer no Governo apesar de todo esse escândalo, é que são indisfarçáveis os laços que o ligam a Mário Couto (aqui: http://pererecadavizinha.blogspot.com/2011/04/lacos-de-familia-sergio-duboc-foi.html).
Tem mais aqui, no release da Secretaria de Comunicação do Governo:
Governador Simão Jatene anuncia saída do diretor do Detran
O governador Simão Jatene anunciou, na manhã desta quarta-feira, 27, que o diretor do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Sérgio Duboc, será substituído pela técnica Maria do Céu Guimarães de Alencar. Até o final desta semana, tanto a exoneração de Duboc quanto a nomeação de sua substituta devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado.
Simão Jatene anunciou a saída de Sérgio Duboc em coletiva concedida durante uma visita à Santa Casa de Misericórdia. Segundo o governador, Duboc entregou o cargo diante das acusações envolvendo seu nome em irregularidades na Assembléia Legislativa. “Ele declarou que não gostaria que o governo fosse alvo de disputas políticas envolvendo o o seu nome, e para que pudesse se defender das acusações pediu afastamento, com o que concordei”, explicou.
Jatene fez questão de ressaltar as qualificações de Márcia do Céu Alencar para o cargo de diretora do Detran. "Ela é uma técnica muito competente e fez um excelente trabalho à frente da Secretaria de Planejamento no primeiro mandato. E por ter esse perfil, embora já estivesse aposentada, é que foi convocada a prestar mais este serviço ao estado e à gestão pública”, disse ele.
Questionado se seria a favor da instalação da CPI para investigar as irregularidades na Assembléia Legislativa do Estado, o governador disse que é preciso apurar as responsabilidades. "Se isso não acontecer, fica, para todos, a sensação de impunidade, o que não é bom nem para a sociedade nem para a classe política. Quando eu digo que sou a favor da apuração do caso, falo da necessidade de instauração do procedimento legal para isso”, afirmou.
Jatene ressaltou, no entanto, que é preciso que haja cautela no julgamento público das pessoas envolvidas. “No caso do Sérgio, eu não condenei nem julguei ninguém. É preciso ter cuidado na condução de situações como essa, pois julgamentos equivocados podem arrasar com a vida das pessoas antes que elas tenham a oportunidade de se defender. É preciso separar o joio do trigo”, disse.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |