Governo apoia projeto de criação do polo da UFPA em Salinas

terça-feira, 12 de abril de 2011.

O governador Simão Jatene recebeu a visita esta manhã do reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Orlando Maneschy. Ele veio acompanhado dos professores Calors Dias e Geraldo das Virgens, do Instituto de Geociências daquela instituição de ensino. O assunto da conversa foi a criação de um polo de conhecimento no município de Salinópolis, região do Salgado.

Primeiramente, a UFPA pretende instalar no local os cursos de graduação para prospecção de petróleo e oceanografia. Também prevê a criação de dois cursos técnicos, de prospecção e de pesca. Mas as ambições vão além. A ideia é criar, a médio prazo, um centro tecnológico para promover o desenvolvimento da região.
Participaram também os secretários Alex Fiúza de Melo (da Ciência e Tecnologia) e Nilson Pinto (da Educação). Eles conversaram sobre o apoio e a participação do Estado no projeto, que já conta com sinalização de grandes empresas, como a Companhia Mineradora Vale e a Petrobras. "Nós já estamos articulando e a ideia é contar com o apoio do Estado e a participação através da Uepa para consolidar outros cursos", disse Orlando Maneschy.

O governador aprovou de pronto a iniciativa e disse que vai se empenhar na concretização do mesmo. O secretário Nilson Pinto afirmou que a importância do projeto se deve ao potencial da região e a necessidade de desenvolver áreas críticas de conhecimento. "O projeto gera conhecimento, emprego e renda e fixa competências naquela área", afirmou Nilson Pinto.

Elielton Amador - Secom

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |