O Anarquismo em Poucas Palavras XX

segunda-feira, 11 de abril de 2011.
Não se separa pensamento da prática

"Quando acordamos de manhã e colocamos os pés no chão, devemos ter uma boa razão para nos levantarmos, se não, não faz diferença nenhuma sermos anarquistas ou não. Podemos muito bem continuar na cama e dormir. E para termos uma boa razão, devemos saber o que queremos fazer; porque para o anarquismo, para o anarquista, não há qualquer diferença entre o que fazemos e o que pensamos; há sim uma contínua inversão de teoria em ação e de ação em teoria. É isso que torna o anarquista diferente de qualquer pessoa que tenha outro conceito de vida e que cristaliza este conceito numa prática política, em teoria política. É isto que normalmente não vos é dito, é isto que vocês nunca lêem nos jornais, é isto que não está escrito nos livros, é sobre isto que a escola invejosamente se mantém calada, porque isto é o segredo da vida: nunca separem o pensamento da ação; as coisas que sabemos, as coisas que compreendemos, das coisas que fazemos, das coisas com as quais levamos a cabo nas nossas ações. Aqui está o que distingue um político de um revolucionário anarquista. "
Alfredo Bonanno - A tensão Anarquista

Não separar pensamento da ação não se trata de purismo ou seguir "regras anarquistas", a anarquia não é uma seita com regras e normas de conduta.
Nao separar pensamento da ação significa uma 'tensão anarquista', um direcionamento. Significa uma tensão em nos desvincilharmos de todas as dominações e micro dominações que nos impedem de vivermos uma vida plena. É de fato uma busca por uma qualidade de vida, mas tal qualidade de vida é uma transformação em nossas vidas que deve afetar o todo social. Os tópicos a seguir irão tratar mais especificamente sobre esta questão.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |