O Futuro do Facebook

quarta-feira, 13 de abril de 2011.

As redes sociais na Internet são serviços que tem como finalidade estabelecer novas formas de comunicação, onde podemos interagir muito mais com nossa rede de contatos e ampliar nossos contatos, permitindo assim uma troca de experiências, vivências e conhecimentos entre os vários usuários.

Este crescimento leva a uma popularização desenfreada. Muitas empresas estão aderindo e apostando no Facebook, em função do seu crescimento exponencial. Grande parte passa a aderir empolgados com o “hype” do momento, chegando ao Facebook no embalo do aumento repentino de pessoas na rede social. Por exemplo, se você possui somente seu telefone para falar, você deve falar ativamente com cerca de 10 pessoas por mês. Isso porque exige de você processos como pegar o telefone, ligar para a pessoa, buscar um assunto para conversar com ela, enfim… você deve ter um planejamento para gerenciar essa sua rede de contatos. Por outro lado, se você pode fazer um “poke”, ou ainda, fazer uma brincadeira com a pessoa, pedir ela para fazer parte da sua rede de pessoas mais queridas, por meio de aplicativos sociais, (etc), você estará criando formas de contato que, segundo dados do próprio Facebook, amplia essa média de 10 pessoas em sua rede ativa de comunicação para 40 pessoas!
Já li em alguns lugares que o Facebook terá um papel importante na relação política de alguns países, outros dizem que ele será o maior banco mundial, e ainda dizem que ele chegará ao ponto de afetar a economia internacional, em poucos anos. O fato é que a patir do momento em que mais de 600 milhões de pessoas estão conectadas em uma mesma plataforma, o conceito de “rede social” para simplesmente expressar “manter seus contatos atualizados sobre o que se passa com você”, evolui para algo bem mais estrondoso.
Para se ter uma ideia, em fevereiro deste ano, o presidente dos EUA, Barack Obama, reuniu-se com os presidentes das maiores empresas de tecnologia do mundo para discutir o futuro da maior economia do mundo. Essa é mais uma das provas de que as novas tecnologias são o futuro.
Bom, mas uma coisa é certa: ninguém sabe exatamente qual o futuro do Facebook. Existem previsões, projeções, expectativas, mas certeza mesmo do que o Facebook será no futuro, ninguém tem. Para falar sobre este assunto (e muitos outros relacionados), inúmeros profissionais do ramo estão criando um projeto chamado “The Future of Facebook”, com entrevistas e discussões que podemos acompanhar no Quora.
fonte: tiagosouza.com

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |