Falando Nisso! Olha O Que Eu Achei Na Net:

quinta-feira, 2 de junho de 2011.

SHOWROOM DUMMIES
Seriados dos anos 80

Jaspion

Jaspion, no Brasil,O Fantástico Jaspion (ou Kyojuu Tokusou Jaspion em japonês) é uma série de TV de tokusatsu (efeitos especiais), termo utilizado para categorizar séries do Japão. Existem vários sub-gêneros. Jaspion, por exemplo, pertence ao Metal Hero que apresenta personagens com armaduras metálicas, enquanto Changeman é integrante do Super Sentai, constituído por equipes de super-heróis, geralmente com cinco membros, que se vestem com colantes coloridos.
Jaspion foi estrelada por Hikaru Kurosaki no papel-título. Com criação de Saburo Yatsude e a produção da Toei Company, a série teve 46 episódios e foi exibida pela TV Asahi no Japão (aqui, na Rede Manchete no programa Clube da Criança apresentado pela Angélica) no período entre 1986 e 1987. Jaspion, junto com Changeman foi um dos mais importante heróis japoneses exibidos no Brasil (uma vez que com o sucesso dessas duas séries é que as outras foram chegando por aqui) e abriu as portas do mercado brasileiro para diversos seriados do mesmo estilo, iniciado por National Kid nos anos 60 e Ultraman e Ultraseven nos anos 70 e 80.

Toda criança daquela época queria uma fantasia dos seus heróis favoritos ou os brinquedos (bonecos jogos de tabuleiro, cadernos) ligados ao seriado naquela época. No que muitos considerariam uma astuta jogada de 'marketing', a TV Manchete exibia Jaspion aproximadamente às 18h30 - justamente o horário em que as crianças voltavam das escolas, uma garantia de audiência.
O Fantástico Jaspion, título que nós brasileiros conhecemos, é no original japonês a junção de duas palavras: Justice (justiça) e Champion (campeão). E como Campeão da Justiça, Jaspion foi o melhor dos melhores!

A HISTÓRIA

Muitos anos atrás no Universo, a nave com o pequeno Jaspion e seus pais caem no planeta de Edin, o sábio Profeta da Galáxia. Seus pais morrem, e Edin o cria e treina, ensinando valores como honra, respeito e amor. Decifrando fragmentos da Bíblia da Via Láctea, Edin sabe que o terrível mal do universo, Satan Goss, vai aparecer para subjugar povos e destruir civilizações com o intuito de criar seu Império dos Monstros.

Jaspion então recebe de Edin a missão de defender a paz no universo. E para ajudá-lo Edin cria a andróide Anri bem como o Gigante Guerreiro Daileon (uma super nave e robô de combate) e os veículos Alan Moto Space (super moto que inclusive voa) e Gaibin (que se divide formando Gaibin Jet - nave de combate - e Gaibin Tanque - equipado também com perfuratriz).


Ao receber as últimas dádivas, a armadura Metaltex e a Espadium Laser, Jaspion está pronto para a batalha.

Iniciando sua jornada pelo universo ele percebe que o mal de Satan Goss já está instalado em diversos planetas. Ora descendo para inspeção, ora caindo em armadilhas que o tragam para os planetas, Jaspion consegue destruir os estratagemas, bem como os monstros que Satan Goss tem o poder de enfurecer.

Durante sua tragetória, Jaspion encontra Miya, uma simpática alienigenazinha e resolve levá-la consigo. Também salva o povo do planeta Drods e lá mesmo conhece Côco e seu "pai", o monstro Namaguedoraz, salvo por Jaspion da fúria de Satan Goss.

Edin descobre que o alvo principal de Satan Goss é o terceiro planeta do Sistema Solar (ou seja, a Terra), e Jaspion ruma para cá apenas para descobrir que Satan Goss já está aqui enfurecendo monstros e auxiliado pelo seu filho Macgaren, que em forma humana nada difere de seu pai em termos de maldade.

Durante suas aventuras na Terra, Jaspion encontra Boomerman (Boomerang no original) tentando vingar seu irmão (morto por Macgaren) e entre os dois se forma uma bonita amizade.

As vitórias se acumulam, mas não são nada fáceis, enquanto Jaspion e Prof. Nambara buscam 5 crianças e um bebê, ditos como os maiores temores de Satan Goss, bem como o Pássaro Dourado, que muito ajuda Jaspion nos momentos críticos.

Nesse ínterim,o próprio Macgaren perde a luta para Jaspion e morre isso acontece.

FICHA

"Jaspion"
Título original: "Kyojuu Tokusou"
46 episódios - 1986, Japão
Elenco:
Hikaru Kurosaki - Jaspion
Kiyomi Tsukada - Anri
Noboru Nakatani - Edin
Hiroshi Watari - Bommerman
Isao Sasaki - Prof. Nambara
Shôzô Isuka - Sata Goss
Junichi Haruta - MacGaren
Junko Takahata - Kilza
Yukie Kagawa - Kilmaza
Misa Nirei - Purima
Kei Anan - Gyoru
Toschimichi Takahashi - Ikki

Dubladores:

Francisco Borges: Narrador
Carlos Takeshi : Jaspion
Denise Simonetto - Anri (1ª voz)
Cecília Lemes - Anri
Borges de Barros - Edin
Carlos Laranjeira - Bommerman
Armando Tirabosque - Prof.Nambara
Líbero Miguel - Satan Goss
Francisco Borges - MacGaren (1ª voz)
Ricardo Medrado - MacGaren
Maximira Figueiredo - Kilza
Isaura Gomes - Kilmaza
Neuza Azevedo - Purima,Kumiko e Mika
Nair Silva - Gyoru
Líbero Miguel - Ikki
Direção: Líbero Miguel e Gilberto Barolli

Com ódio, Satan Goss convoca a Bruxa Galáctica Kilza que consegue ressucitar Macgaren.
Interessante é que os guerreiros que trabalham para o Império Goss são muito fortes, mas frente a perícia de Jaspion, Guila, Quadridemos, Aigaman, Zamurai (sem contar os monstros gigantes) e muitos outros são derrotados, dizimando as fileiras do mal.

Edin sacrifica a própria vida para dar tempo a Jaspion de encontrar as crianças e o bebê. Porém apenas as crianças são reunidas, e mesmo sem o bebê, Jaspion inicia o ataque a Satan Goss, o que parecia suicídio. Quando as crianças unem as mãos, o Pássaro Dourado se transforma em uma espada para Daileon, e mesmo assim é apenas no calor da batalha que o Ovo Dourado surge da terra e enfraquece Satan Goss com sua luz. Neste momento Jaspion consegue aplicar o golpe final e destrói o poderoso vilão.

Dentro do ovo havia o bebê tão procurado, e assim como Edin o criou muitos anos atrás, Jaspion e Anri decidem adotar o bebê, voltando com ele para o Planeta Edin...

Este é o final de Jaspion. Sempre muito emocionante, a série foi reprisada inúmeras vezes no Brasil, em duas emissoras (Manchete e depois Record) e sempre foi muito apreciada pelos fãs. Ficou a saudade...
Armas
- Metaltex - A armadura de Jaspion.
- Spadium Laser - A espada de Jaspion, com a qual destrói seus inimigos. Originalmente, chamava-se Blazer Sword.
- Turbo Magnum - A pistola laser de Jaspion, funciona a partir da vontade do portador. Quanto maior a força de vontade, mais poderoso será o laser.
- Carro - Jaspion dispunha de um carro para trafegar nas cidades, equipado com comunicador, radar , localizador e mapas. O veiculo usado era um Mazda RX 7 na cor prata.
- Allan Moto Space - A moto de Jaspion, pode alternar em modo de vôo e de solo, possui dois canhões laser.
- Gaibin - Veículo espacial que podia se dividir em duas partes: Gaibin Tank e Gaibin Jet.
- Gaibin Tank
- O tanque de Jaspion, armado com uma arma laser e possui duas perfuratrizes podendo se mover até 79 km/h perfurando a terra.
- Gaibin Jet - Parte que forma um jato, possui duas armas laser nas asas. Possui grande mobilidade e velocidade.
- Daileon- O robô de Jaspion, o qual invoca para enfrentar os monstros de Satan Goss (e o próprio, em alguns episódios). Ataques: 'Daileon Punch', 'Daileon Kick', 'Raio Cósmico' e 'Punch Daileon'. O nome completo do robô era Chou Wakusei Sentou Boukan Daileon (Super Nave-Mãe de Combate Interplanetário Daileon).

Personagens


Jaspion (cujo nome real é Seiki Kurosaki): O protagonista da série. Teve seus pais mortos e desde então foi criado e treinado pelo profeta e cientista Edin para enfrentar o terrível Satan Goss.




Anri: Andróide criada por Edin, acompanha Jaspion em suas missões.






MacGaren: O filho de Satan Goss. Foi encarregado de espionar a Terra. Quando transformado, utiliza uma armadura negra, uma espada e pode ainda soltar raios pelos dedos.





Bommerman:Teve o irmão assassinado por MacGaren e desde então quer vingar sua morte. Adquire ao longo da série um ataque ('Cross-cutter') em que une os dois bumerangues em uma cruz e se tornam mais afiados chegando a cortar até metal.




Isao Sassaki (Prof.Nambara):Começa a participar da série a partir do episódio 15. Após ter sucessivos e estranhos sonhos, começa a procurar suas imagens em livros de mitologia, até chegar a uma obscura lenda sobre um Pássaro Dourado. Suas pesquisas chegam aos ouvidos de MacGaren e o fazem ser perseguido por ele e seu grupo. Desde então passa a colaborar com Jaspion.

Edin: O Começo de tudo, um pai para Jaspion, que vivia em seu planeta de mesmo nome, graças a Edin o Jaspion tem todos seus aparatos para lutar contra Satã Goss e o Império dos Monstros.




Satan Goss: Criado a partir da união das energias malignas do universo, Satan Goss pretende conquistar o universo inteiro e criar o Império dos Monstros. No final da série sofre uma transformação na qual fica ainda mais poderoso. Sempre que ocorria a sua aparição uma voz em OFF pronunciava: 'Satan Goss têm o poder de enfurecer os seres, e transformá-los em monstros incontroláveis.' Por muitos é considerado o Darth Vader japonês.


Miya: Foi salva por Jaspion e Anri na primeira de suas viagens espaciais e desde então acompanha-os em suas missões.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |