A “Guerra no Afeganistão”.

sexta-feira, 3 de junho de 2011.

Com o passar do tempo e com um pouco de estudo descobri que o que me ensinaram na escola que o mundo depois da queda do Muro de Berlim e o fim da ordem bipolar, com a ascensão de nações em desenvolvimento como é o caso da BRICs o mundo havia se tornado multipolar, uma “nova ordem”, mas que ordem é está?

Senti a necessidade de fazer está pergunta que não tem muito haver com a chamada da matéria, mas assim que for respondendo essa questão ao longo das demais matérias vocês verão como tudo está interligado, bom agora vamos aos fatos. 

Em 2009 com a intensificação ao combate da Al-Qad e do Talibã o presidente Americano resolveu enviar mais soldados ao Afeganistão e intensificar a “guerra ao terror” chegando inclusive a afirmar que a guerra no Afeganistão é "de um interesse nacional vital". O reforço a guerra é mais uma das que vão ao contrario do que tinha afirmado Barack antes de ser eleito. O prazo restabelecido para o termino do conflito de três anos não deve ser cumprido, ainda mais agora com a captura de Osama.

Na época do envio dos soldados 47% dos Norte-Americanos eram a favor do envio de novas tropas, o que mudou com o assassinato de Osama Bin Laden, pois viram aí uma possibilidade “clara de triunfo” contra o “terror”. Vejam a mudança de postura, tanto criticou Bush e depois afirmou que a guerra é necessária e que ele iria terminar o trabalho.   

Antes de ser enviado o reforço já haviam 68 mil militares americanos no Afeganistão e mais 34 mil militares de outros países, sob os comandos da ISAF(Força Liderada pela OTAN). Essa força conta com Reino Unido (9.500), Alemanha (4.050) e França (3.100).

Os mais prejudicados nisto tudo são os civis que estão no epicentro do tiroteio (só ano passado foram mortos 2.400 civis e em 2009 2.332 civis foram mortos). Não tem como se ter êxito em uma guerra que não passa apenas pelo plano da força e sim pelo campo ideológico e religioso de uma guerra que está no meio de uma disputa por poder e hegemonia.

 

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |