Inscrições para o Sisu começam hoje e vão até domingo

quarta-feira, 15 de junho de 2011.
As inscrições para a edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam hoje e vão até domingo no site do Sisu. São 26.336 vagas em 19 universidades federais, 23 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica e quatro universidades estaduais. O número supera em 59% a oferta do processo no segundo semestre de 2010. Podem se inscrever alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e tiveram nota, mesmo que mínima, na redação.
Criada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Na edição do início do ano, estudantes enfrentaram dificuldades para entrar no sistema, que ficou sobrecarregado em função do grande volume de acessos. De acordo com o secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, os "pontos críticos" foram melhorados e a expectativa é que o Sisu rode sem problemas.
No início do ano, o sistema registrou 1 milhão de inscritos, contra 793 mil na primeira edição de 2010. Costa acredita que a tendência é que a participação aumente a cada edição. Ele aposta que o novo modelo de seleção já está consolidado e que a sociedade reconhece a "justiça" que ele traz.
Os candidatos interessados em participar do Sisu devem acessar o site do programa e escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Ao fim de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente. O sistema funciona das 6h às 23h59 de cada dia, quando é fechado para calcular as notas de corte.
A previsão é que a lista dos estudantes selecionados em primeira chamada pelo Sisu seja divulgada no dia 22. Os aprovados terão entre os dias 27 e 28 para efetuar a matrícula nas instituições de ensino. Caso o participante tenha conseguido uma vaga no curso marcado como segunda opção, poderá permanecer no sistema e esperar pela segunda chamada. Os selecionados para a primeira opção perdem a vaga se não efetuarem a matrícula. Com informações da Agência Brasil.
Fonte: Estadão online

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |