Ontem

domingo, 3 de julho de 2011.
Foi ontem a manifestação contra a destruição do patrimônio cultural de Santa Izabel que contou com a pesquisadora Prof° Minervina Souza, Prof° e blogueiro Bruno Marques e o Radialista e blogueiro Diego Sousa como organizadores. A principio nos concentramos no local de destruição da ponte Tibiriçá e o incrível foi notar que a “obra” continua ainda que o Ministério publico tenha pedido explicações a prefeitura que tem que se manifestar no prazo de 72h, nós que chegávamos ao local a primeira coisa era o silencio, eu que estive no local posso lhes relatar que dava um aperto no coração tantas e tantas memórias desta cidade em que a ponte esteve presente e por uma atitude imbecilica de um prefeito esquizofrênico ela se foi.
Em discurso para os presentes no ato o blogueiro Diego Sousa lembrou das memórias tristes e felizes onde a ponte esteve presente lembrando um episodio de doença de nosso pai o blogueiro emocionou os presentes no ato com a suas palavras.
A pesquisadora Minervina lembrou que foi o impendente Antonio lemos quem fez a ponte, na época ele havia mandado construir o retiro de Moema para abrigar o seu filho Tibiriçá que sofria de lepra e o povo da vila de Santa Izabel resolveu dar o nome do filho do intendente Tibiriçá a ponte, isso em 02 de julho de 1906 ,ou seja, hoje a ponte completaria exatos 105 anos de história e recebeu de presente a sua destruição. Lembrou também a professora que a ponte e os demais patrimônios históricos da cidade estão amparados pela lei orgânica do município que prevê que o poder publico deve preservar e proteger o patrimônio histórico material e imaterial, cultural e artístico do povo Izabelense.
O professor Bruno Marques lembrou que a ponte esteve presente em vários momentos históricos da cidade, serviu de inspiração, de palco, de produções, de nascimento de amores, de fim de romances e também faz parte do imaginário do povo, de lendas e histórias.
Esteve presente um jornalista do O Liberal e a matéria deve estar no Amazônia jornal e O Liberal desta Segunda Feira Próxima. No final protestamos em frente à prefeitura e encerramos o ato. O ministério publico aguarda resposta da prefeitura para poder se manifestar na forma da lei, até quarta próxima veremos se a prefeitura vai pagar pelo crime cometido.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |