Morre Mais Um Sindicalista

sexta-feira, 26 de agosto de 2011.
O sindicalista Valdemar Oliveira Barbosa, foi assassinado a tiros na manhã desta quarta-feira, em Marabá (PA), por dois pistoleiros que trafegavam numa moto de cor preta. De acordo com informações da Pastoral da Terra, Valdemar, também conhecido como Piauí, era sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá e trafegava de bicicleta pelo bairro de São Félix quando foi alvejado. O sindicalista coordenou por vários anos um grupo de famílias que ocupava a fazenda Estrela da Manhã, no município. Como a fazenda não foi desapropriada, ele voltou a morar em Marabá, mas nunca desistiu de lutar por um pedaço de terra.

Há mais de um ano que Piauí coordenava um grupo de famílias que ocupavam a Fazenda Califórnia no Município de Jacundá. No final do ano passado as famílias foram despejadas pela polícia militar do Pará. O sindicalista não perdeu o contato com as famílias e ameaçava voltar a ocupar novamente a fazenda, que além da pecuária é envolvida com a atividade de carvoaria.

Pistoleiros teriam sido contratados pelo fazendeiro para impedir uma nova ocupação do imóvel. O assassinato de Piauí pode ter ligação com a tentativa de reocupação da fazenda.

Até o início da noite desta quinta-feira, a polícia não deu qualquer informação a respeito da autoria do crime. Após o assassinato dos extrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo, esse é o quarto trabalhador assassinado com fortes indícios de que os crimes tenham sido por motivação agrária. Passados três meses do crime, ninguém ainda foi preso. O comportamento da polícia civil do Pará tem sido de investigar as vítimas e não os responsáveis pelas mortes, quando se trata de crimes no campo.

Fonte: Agência O Globo

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |