O Sistema I Parte

sexta-feira, 23 de setembro de 2011.
     Conversei na tarde de ontem com um amigo que trabalhou por anos a fio no sistema penitenciário do estado no qual a colônia agrícola Heleno Fragoso consta do seu currículum e ele me descreveu com propriedade, pois ele tem para falar, como ficaria o sistema se caso a Heleno Fragoso for interditada.
     No inicio da conversa ele me fez uma pergunta a qual ele mesmo respondeu, a pergunta foi: - como ficaria a situação dos outros presídios caso a Heleno venha a ser desativada? (resposta dele) a colônia hoje é e tem funcionado como a válvula de escape do sistema, em medias anuais em torno de 800 a 900 fugas acontecem e isso todo mundo no sistema sabe, o que parece é que para evitar a super lotação dos outros presídios que conseqüentemente levaria a protestos e tornaria público a falência do sistema, os presos são mandados para a Heleno com quase certeza de fuga ou seja o estado indiretamente dá um jeitinho de se livrar do preso.
    Outro grave erro na Heleno Fragoso é que ela é uma colônia agrícola ao invés de ser uma colônia industrial que seria bem mais proveitoso além de facilitar o processo de re-socialização.
     O estado não quer e dificilmente irá concordar em fechar, pois ela é a sobrevivência do próprio sistema, se desativada o caos se instalará, mais até do que já está.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |