Recebi Por E-mail

terça-feira, 6 de setembro de 2011.

MOÇÃO DE APOIO À PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES

SRS.
CONFORME APROVADO NO CEB DE CAPITAL, SEGUE ABAIXO A MOÇÃO DE APOIO À PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES NO DIA 08/09 JÁ REVISADA PELO CALEM.  PORTANTO,  FICAMOS NO AGUARDO ATÉ AMANHÃ O DIA 06/09, PARA QUE AS DEMAIS ENTIDADES (DA'S E CA'S) DA CAPITAL E DO INTERIOR QUE QUEIRAM TAMBÉM ASSINAR A MOÇÃO POSSAM SE MANISFESTAR ANTES DA PUBLICAÇÃO.

Moção:

Desde o início do ano letivo de 2011, o problema de lotação docente vem causando transtornos aos estudantes da Universidade do Estado do Pará. Isto se prossegue ao segundo semestre, com vários cursos sem professores lotados em inúmeras disciplinas, ocasionando na não realização destas. Prejudicando, desse modo, a formação dos discentes em todos os Campi da UEPA.

Nas últimas semanas do mês de agosto, os estudantes de Pedagogia e Educação Física paralisaram suas atividades, cobrando soluções imediatas da administração superior da UEPA no tocante a esta questão e de outros pro-blemas pelo qual enfrentamos, como reformas intermináveis e altos preços nas Cantinas Universitárias, constando, inclusive, em notícia do jornal “O Liberal” publicado em 26 de agosto de 2011. 

Aliás, em nota divulgada no site desta instituição, foi informado que os 157 professores a serem desligados pela SEAD até o dia 30/09 permaneceriam com suas atividades docentes até o final deste ano, o que, mesmo assim, não soluciona os problemas com a falta de professores em diversos cursos da UEPA. 

Defendemos uma Universidade que possua um quadro docente efetivo de qualidade; com Professores valorizados e respeitados; cujo tripé Ensino-Pesquisa-Extensão seja realmente priorizado. Porém, nada disso será garantido sem a realização de um concurso público transparente, muito menos não colocando em prática os direitos oriundos do Plano de Cargos e Salários apro-vado em 2006. A política de valorização do Ensino em detrimento da Pesquisa e Extensão proposta pela administração superior no novo regimento de lotação docente, a qual vem sendo aprovada no CONSUN, também prejudica esta IES, pois, como dito anteriormente, o tripé universitário deve ser priorizado para termos uma Universidade qualificada diante à comunidade externa.

Diante dos fatos aqui expostos, as Entidades Representativas dos Estudantes da UEPA apoiam a paralisação dos professores no dia 08/09/2011 e ajudam-nos na luta pela revisão do Plano de Cargos e Salá-rios, tal como na realização de concurso público amplo e transparente, possibilitando tanto a efetivação dos professores não estáveis quanto à de novos, a fim de termos um bom quadro docente e, posteriormente, uma Universidade de qualidade.

 Belém, 02 de setembro de 2011. 

DCE, CAPE, Comissão Eleitoral CALEM, CAENF, Comissão Eleitoral CACIN, CAMUSI, CACEF, CATO e CAFISIO.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |