Sinjor-Pa promove debate sobre a divisão territorial do Pará

quinta-feira, 8 de setembro de 2011.

"Uma estratégia de desenvolvimento regional ou projetos oligárquicos de dominação?" Este será o tema do debate que o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (SINJOR) promoverá na próxima quinta-feira, dia 08, às 19h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), na Praça Barão do Rio Branco, em Belém. O debate será aberto ao público.

Já confirmaram presença os deputados Edmilson Rodrigues (PSOL), Zenaldo Coutinho (PSDB), da frente contra a divisão do Estado; João Salame (PPS) da frente pela criação do Estado de Carajás e o deputado Lira Maia (DEM) da frente pela criação do Estado do Tapajós.

Como técnicos, participaram do debate Célio Costa, economista com mestrado pela UnB/UFG, autor dos livros Fundamentos para Criação do Estado do Tocantins (1987) e Assimetrias Regionais no Brasil - Fundamentos para Criação do Estado de Carajás (2011); Manuel Dutra, Jornalista e Professor da Universidade Federal do Pará, que desenvolveu estudos sobre o Estado do Tapajós; Edir Veiga – Mestre e Doutor em Ciência Política, professor da Universidade Federal Pará, contrário à divisão do Pará; e o advogado Robério d’Oliveira – Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB/PA) que fará uma análise jurídica e da tramitação do processo pós-plebiscito, no caso de aprovação de um ou dos dois novos Estados. Um técnico do Idesp (Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental do Pará) também foi convidado mas ainda depende de confirmação.

O debate será mediado pelo jornalista Raimundo Sena, secretário de Interior do SINJOR. A presidente do sindicato, Sheila Cristina Faro fará a abertura do evento.

A participação de políticos se dará na mesa de abertura e na coletiva de imprensa programada para o final do evento, uma vez que o SINJOR decidiu fazer um debate centrado na abordagem técnica, por entender que, como formadores de opinião, os jornalistas devem obter informações técnicas corretas e imparciais para qualificar a cobertura do evento.

Os palestrantes terão 25 minutos para apresentação. A coletiva será aberta, aos profissionais de comunicação social dos veículos impressos e eletrônicos, inclusive blogs e sites.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |