Curioso

sexta-feira, 21 de outubro de 2011.
    Em duas postagens em seu blog o Bruno Marques faz um destaque realmente concreto e real do que é esse novo momento de mudança pela qual passa a nossa cidade.

Primeiro na postagem intitulada AÇÃO ANTRÓPICA faz um passeio sobre a ótica de quem está vivenciando a mudança de uma cidadela do interior para uma cidade de médio porte (em se tratando de padrões Amazônicos) e a principal ação nestes termos é a imediata perda daquele ar de bucolismo de nossa Santa Izabel para a situação de uma cidade hoje com inúmeras “estruturas” que são próprias a uma cidade integrante da região metropolitana da capital, não a toa se tem hoje o marco de crescimento de Belém entre Ananindeua e Castanhal.

Segunda da série (não sei se planejada) intitulada MUDANÇA EM NOSSA PAISAGEM URBANA traz a tona como é visível e perceptível aos olhos de quem é de cá a proliferação principalmente de serviços, adaptando a cidade para a necessidade dos cidadãos que aqui vivem e precisam de um setor de serviços atuante.

Recomendo que continuem acompanhando por lá, pois até eu fiquei curioso de ver essas situações postas. Faltou apenas abarcar o quão caro isto nos é, às vezes, pois se de um lado temos a socialização de alguns serviços que são necessários ao bem comum por outro temos o aumento em larga escala da violência, da venda de drogas, do furto ou roubo de bens como: moto, carro, bicicleta, casa do Diego, etc... Além de outras praticas que se estabelecem e deixam a população em polvorosa, como: assalto a banco, a ônibus, a mão armada, etc... Se é uma realidade que se socializa os serviços e estruturas básicas de funcionamento de uma cidade como Santa Izabel, por outro lado é uma realidade que estamos literalmente socializando a violência e o estado (palavras de um ex-tucano) da sensação de insegurança.

 

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |