Domingo Tem Círio

sexta-feira, 7 de outubro de 2011.
Neste domingo a maior procissão religiosa do mundo estará a acontecer em Belém do Pará capital do estado do Pará. O Círio em devoção a virgem de Nazaré remonta sua história aos idos de 1700 quando as margens do igarapé Murutucú o caboclo Amazônida Plácio José de Souza encontrou uma pequena imagem de nossa senhora de Nazaré, diz à lenda que Plácido a teria levado para sua casa, mas eis que no outro dia a imagem tinha sumido, Plácido então saiu a procura da santinha aonde viria achar de novo no mesmo local de onde havia a retirado, este fato se repetiu inúmeras vezes, Plácido a trazia para sua casa e ela retornava ao local de origem, quando enfim foi construída pelas próprias mãos do caboclo uma pequena capela no local do achado para a santa.
O primeiro círio só veio ocorrer em 1793 no dia 08 de setembro, pois o vaticano só teria autorizado o círio a acontecer nos idos de 1792, sendo o primeiro realizado pelo capitão-mor da província Dom Francisco de Souza Coutinho.
A tradição de se realizar o círio no segundo domingo de Outubro começou depois que o bispo Dom Francisco do Rêgo Maia em 1901 passou a realizar a procissão nesta data e assim ela permanece até hoje. O percurso da imagem é ela ser levada da catedral para à Basílica Santuário.
O mais importante de tudo é que o Círio a muito tempo não é apenas uma festa em homenagem a uma tradição católica (apesar de também se configurar nisso), mas é acima de tudo um evento da cultura e do povo do Pará, onde se quer importa a origem ou sua tradição religiosa o que importa é confraternizar. O círio é confraternização, daí por isso os elementos simbólicos da cultura paroara estar presente neste evento, como o pato no tucupi, o açaí, o vatapá, e toda a riqueza de nossa culinária, os brinquedos de Miriti e tantas outras coisas que estão presentes do imaginário Paraense no Círio de Nazaré que é parada obrigatória para se conhecer um pouco mais sobre o Pará e o catolicismo popular.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |