A Grã Bretanha empregará vacina cubana contra o câncer de pulmão!

domingo, 27 de novembro de 2011.

Havana – A primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão, criada por cientistas cubanos, será aplicada “em poucos dias” a um grupo de pacientes britânicos, anunciou na quinta-feira, 24, em Havana, um executivo encarreghado de sua distribuição na Europa.

“Um novo estudo clínico com a vacina terapêutica cubana contra o câncer de pulmão (Cimavax-EFG)” começara “dentro de poucos dias num grupo de pacientes do Reino Unido”, disse o diretor científico do grupo farmacêutico Bioven, o belga Erik Dâ’Hondt, que não precisou o número de enfermos.

Dâ’Hondt destacou que Bioven “favorece as investigações com o produto em outras nações da Europa” e na “Austrália, Tailândia e Malásia”, de acordo com a agência cubana Prensa Latina.


A vacina, criada por especialistas do Centro de Imunologia Molecular (CIM), uma das instituições do Polo Científico do oeste de Havana, foi registrada na Ilha em janeiro depois de se provar sua eficiência em mais de mil pacientes, sem q     eu se produzissem efeitos adversos severos.

O produto, primeiro de seu tipo no mundo, “demonstrou benefícios quanto a maior expectativa e qualidade de vida das pessoas tratadas” e “os especialistas cubanos estão muito entusiasmados com os resultados obtidos”, explicou a investigadora do CIM, Zoraida Acosta.

A cientista precisou que o Cimavax-EFG, composta por duas proteínas: fator de crescimiento epidérmico e a P-64k, também registrada no Peru, “se aplicará não somente em pessoas com câncer de pulmão em etapas avançadas como também naqueles em estágio intermediário.”

Os especialistas do CIM sustentam que o objetivo da vacina é coverter o câncer de pulmão avançado numa enfermidade que não avance, embora não curável, e avaliam seu uso em outros tumores como os de próstata, útero e mama.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |