0

Poemas por Tiago Sousa: Pergunta

sábado, 30 de abril de 2011.
Autor: Tiago Sousa
Locução e edição: William Gonçalves
Trilha sonora: "Prelude" (Jean Michel Jarre)
Duração: 3:11





Fazer download
Leia Mais...
0

Antes das Eleições IX Parte


Em pauta a questão do Esporte. O atual prefeito Marió Kató foi reeleito e uma das suas musicas de campanha que mais pegaram foi a que dizia “abalou geral construiu a praça”, bem aí se trata não apenas de uma construção para o lazer das pessoas.
Gostaria de abrir um parêntese aqui para uma coisa que é muito importante para que possamos entender as questões das grandes obras por parte dos políticos, muito embora às vezes (e quase sempre) elas não tenham uma utilidade maior que serviços essências que deixam de ser prestados para que se façam estas obras, os políticos estão interessados em que se executem as tais grandes obras porque o povo quer ver, é isso mesmo, o povo dá muita importância para as obras imponentes, pois além de tudo elas revelam aos olhos das pessoas a noção de poder (os Gregos e mais tarde os Romanos vão fazer a mesma coisa, veja só um exemplo o Coliseu) e a primeira afirmação é “vejam! Isso é que é prefeito faz essas obras todas”.
Pois bem, retomando o que eu dizia, dentre as obras que foram construídas estão às praças; do conjunto, reforma da praça da bandeira, reforma da praça “de cima”, reforma da praça do mercado e etc. aos que acham que isto seria o suficiente para levar e promover o “espírito” desportivo nos cidadãos desta pacata cidade está duplamente enganado, primeiro porque a construção e reformas não atendem a geografia circunstancial do município, o que significa dizer que em regiões como no Jardim Florestal onde a pessoa não tem acesso a este tipo de “coisa” os moradores procuram um meio e este meio acaba muitas vezes gerando outro problema, pois no Jardim Florestal como todos sabem foi matéria do Blog do Diego Sousa( http://blogdodiegosousa.blogspot.com/2011/03/1-da-serie-o-nosso-meio-ambiente.html), está abandonado e por isso os populares entraram no Florestal e descamparam uma grande região de mata nativa para a construção de um campinho de terra ( sem acesso ao esporte as pessoas buscam meios), eu me recordo, pois no dia que o blogueiro fez a matéria eu estava presente e nós indagamos os porquês de eles não terem procurado outro meio e o que eles nos responderam: - se você quiser um lugar para lazer ou você procura um campo particular, o que é pago ou você paga uma “taxa” para utilizar o campo do ginásio de esportes. Aí encontro outra desarmonia, se no ginásio foi gasto uma boa soma em dinheiro e está mesma soma veio do bolso do contribuinte, por que pagar uma taxa para utilizar aquilo que nós pagamos para construir?  Se não bastasse apenas isso, nós blogueiros tivemos relatos de outros grupos de basquete, de handebol, etc. que treinavam no ginásio e tiveram a promessa de que retornaria tudo ao normal quando a obra fosse finalizada, o que aconteceu foi que a obra acabou e os grupos foram “expulsos”, pois para utilizarem o espaço teriam agora que pagar varias taxas o que tornou o seu retorno impossível.
Vejam, aqui apenas relatei fatos que aconteceram com populares, fora é claro, o Frangão da Estrada, que a muito não vê uma ajuda significativa do nosso poder publico. Não há como manter um sistema esportivo sem incentivos que viabilizem desde a entrada até a permanência, por isso muitos que deveriam ser um expoente no esporte em Santa Izabel, ficam pelo “caminho”, esbarram em uma coisa que é fundamental para todos nós, uma via para se manter (digo manter aqui: conseguir pagar passagem para o local de treino, conseguir fazer pelo menos um lanche e etc.) e não tem como isso acontecer sem a ajuda primeiro do poder publico e depois do empresariado.
Leia Mais...
0

A Volta De Delúbio Ao PT



Depois de ter sido expulso do Partido por ter sido o cabeça de ferro do escândalo do mensalão Delúbio Soares é aceito de volta ao Partido dos Trabalhadores, o diretório nacional reunido ontem decidiu por 60 votos a favor, 15 contra e duas abstenções e Delúbio assim está de volta ao PT. Mais do que trazer uma figura de expressão de volta ao cenário nacional, o Partido dos Trabalhadores afirma com essa atitude ser a situação dona da situação, a oposição até poderia daí tirar algum proveito, mas qual? Se esta aos cacos, pensando inclusive em fusão dos dois "maiores opositores" o PSDB de FHC e o DEM. Tanto isto que digo é real que figuras de alta do PT defenderam a volte de Delúbio, estão entre eles: Ricardo Berzoini, Virgílio Guimarães, Bruno Maranhão, Cândido Vaccarezza, Marta Suplicy, Rui Falcão e etc. Mostra a esteridade da Oposição e um Partido que se fortalece no poder a cada dia.
Leia Mais...
0

O Exemplo Mora Ao Lado!

Leia Mais...
0

Mais Um Da Blogosfera Izabelense Passa dos Mil Acessos!

                   
                    Gostaria de parabenizar a professora e amiga particular Eliane Do blog elibioeducadora que está agora no plantel dos blogueiros que além de discutirem temáticas atuais, são um canal alternativo ao poder centralizador da mídia, meus parabéns e sucesso ao blog!
                    Vejam a matéria da Própria no blog:

Leia Mais...
0

Recebi Por E-mail


Estudantes,


Hoje, 29, a partir das 9 horas, cerca de 400 estudantes, entre secundaristas e universitários, além de sindicalistas e lideranças populares, foram recebidos no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém, para uma audiência pública com a finalidade de discutir o transporte público em Belém e ser apresentado o estudo da CTBel sobre a qualidade do serviço prestado. Sem a presença do Desprefeito Duciomar Costa e sem a apresentação do estudo prometido, apenas técnicos da CTBel e do Gabinete Municipal se fizeram presentes, perdidos entre mentiras "conversa fiada", demonstrando que eles nada sabiam e nada conseguiam responder. Os estudantes e os trabalhadores foram enfáticos em denunciar as péssimas qualidades da frota de ônibus que circula pela cidade, o que torna injustificável o aumento para R$2,15, um valor absurdo. Ao final das falas dos representantes de entidades, entre elas DCE UEPA, DCE UFPA, DCE UNAMA, Sindicato dos Rodoviários de Ananindeua e Marituba (SINTRAM) etc., a Prefeitura de Belém se comprometeu, com registro em Ata, que não terá aumento até que CTBel, Conselho Municipal de Transporte e estudantes converse exaustivamente sobre a proposta. E também até que os estudos sobre qualidade seja apresentado. Tivemos uma vitória parcial, mas não podemos confiar em Duciomar Costa, pois ele deve sua reeleição aos empresários do transporte coletivo, que já estão incomodados com o aumento que ainda não saiu até agora. Os empresários esquecem que os vereadores, a pedido do Desprefeito, concederam um perdão fiscal no valor de R$84 milhões, que só por isso não é necessário mais aumento de tarifa por longos anos, saímos do ATO com um documento em que a prefeitura se compromete em votar contra o aumento da tarifa no conselho responsável que irá votar pelo reajuste ou não da mesma, nessa reunião que ocorrerá no dia 05/05 quinta-feira ás 9h teremos os documentos para avaliação do projeto, fomos vitoriosos hoje mais a luta continua.
Leia Mais...
0

Frases e Provérbios

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."
Friedrich Nietzsche
Leia Mais...
0

Desafio SEBRAE 2011

            
            A quem interessar, já está disponível no site http://www.desafio.sebrae.com.br mais informações e o questionário para a inscrição no desafio 2011 que nesta versão será um jogo on-line, faça a sua inscrição, eu fiz a minha.
Leia Mais...
0

Poemas por Tiago Sousa: Em ser começo e fim

sexta-feira, 29 de abril de 2011.
Autor: Tiago Sousa
Locução e edição: William Gonçalves
Trilha sonora: "Prelude" (Jean Michel Jarre)
Duração: 1:34



Fazer download
Leia Mais...
0

Antes das Eleições VIII Parte


Em pauta a questão da Cultura. Nosso município já teve um dos melhores carnavais de toda a Região Metropolitana de Belém (Apesar de a época Santa Izabel não fazer parte da RMB) e me recordo que até a "gestão" do ex-prefeito Antonio Simão a Escola De Samba, responsável pela boa fama do nosso carnaval, O Égua De Nós era de certa forma "financiada" pelo poder publico, hoje o poder publico além de não dar ajuda nenhuma a ex-escola de samba, não promove um carnaval no município que se ainda tem alguma coisa na rua é graças aos empresários e moradores desta cidade que promovem os seus blocos carnavalescos ( conversava sobre isso com um amigo e disse a ele se ele já tinha parado para pensar por que em Santa Izabel as coisas parassem andar para trás? veja o égua de nós de escola de samba à bloco carnavalesco, aí reside o desespero de se manter "vivo"). Eu era pequeno e adorava ir à avenida no carnaval, hora como brincante da escola, hora como um telespectador que adorava ver a escola na avenida, gostaria que meus filhos pudessem ter visto essa época.

São tantas coisas que é difícil escrever sobre algumas apenas, mas, vamos lá. Além do que já foi exposto sobre o nosso patrimônio cultural, o égua de nós, temos agora em questão a falta de ajuda do poder publico aos artistas locais, o blogueiro e Presidente da Academia de Arte Popular Diego Sousa sempre diz: - Santa Izabel é uma cidade de artistas e isso não basta para o poder publico despertar para a riqueza de nossa terra?. Complementária o que diz o Diego dizendo que não só a ajuda, mas o favorecer o despertar de novos talentos no nosso município é fundamental e só para ilustrar o que digo aqui, vejam por exemplo o caso do caricaturista e blogueiro Fabrício Pontes(mais conhecido como Capachão), do nosso amigo de academia que faz as suas peças e já tem até obras vendidas para fora do Brasil, Carlos Roberto, que não tem um incentivo do poder local e ainda pior o nosso amigo da academia quando foi tentar por as suas peças para exposição foi barrado pela prefeitura, é isso mesmo, um cidadão foi proibido de usar um local publico para expor magníficas obras suas, além de não ajudarem ainda atrapalham. O professor Pedro Eduardo e o Mouse também já foram vitimas de um caso parecido, só que desta feita estavam eles com o projeto "teatro na rua" sem apoio nem incentivo da prefeitura e conversando com o padre ele cedeu a frente da igreja, tem que como eles não recebem nenhuma ajuda quando alguém ia ao microfone dizia não recebemos ajuda para fazer isso aqui, e não tardou, minutos depois recebem uma ligação dizendo que se eles não parassem de dizer que a prefeitura não ajudou eles seriam interditados, ou melhor dizendo expulsos da frente da praça. A inoperância já é difícil de agüentar, imagine o abuso e a falta de respeito. Eu escrevo e quero publicar meu livro e se eu quiser fazer isso em praça publica e aí como fica? Santa Izabel é abençoada, pois daqui saem escritores, caricaturistas, atores, intelectuais de toda espécie, músicos, cantores, poetas, artistas plásticos, pintores e etc. E esse povo todinho labuta todos os dias para conseguir fazer o que gosta sem apoio e remando contra a correnteza do poder. Fica uma pergunta será que nós não temos apoio porque justamente os artistas tem o costume de fazer as pessoas enxergar a realidade, será, será? 
Leia Mais...
0

Do Blog Do Bruno Marques

PARABÉNS

Quero parabenizar o blogueiro e anarquista Tiago Sousa pela excelente postagem sobre a questão do ônibus urbano em nossa cidade.É simplesmente perfeita, uma das melhores postagens do ano. Atendeu muito bem ao apelo do blogueiro Denis Braga. A tese relativiza todos os argumentos oficiais sobre a indecência que é o preço da passagem estudantil no município.
O Tiago está escrevendo uma série de postagem sobre questões estruturais em nosso município, devo reproduzi-la toda aqui no blog daqui uns dias, porém não resisti em antecipar esta postagem pela sua excelência.
Comentário do Blog: Obrigado pela parabenização e dizer que fico feliz em saber que o meu objetivo com as postagens estejam chegando ao que eu realmente quero e porém fico triste porque melhor seria se não precisassemos fazer postagens como essas aqui pelo blog.
Leia Mais...
0

Blog do Wolgrandes, Juvico e Cacá.

Pesquisando na internet achei o Blog do Wolgrandes, Juvico e Cacá (http://blogdowolgrand.blogspot.com/) Onde também escreve o Major WALBER WOLGRAND MENEZES MARQUES, que também é professor do IFPA e me deu aula de filosofia no antigo CEFET, Walber foi aposentado a força por denunciar irregularidades na Policia à qual foi restabelecido como Major depois. O que posso dizer é que é uma pessoa que não mede esforços para falar a verdade e por isso é muitas vezes perseguido( http://blogdowolgrand.blogspot.com/2011/04/o-assalto-de-encomenda-casa-de-wolgrand.html) e não compreendido por alguns. Do professor que um dia me deu aulas ficou a lição, a tal ponto de ser uma das minhas influências de acreditar ser possível a busca por uma sociedade solidaria e fraterna, onde nós de bem podemos combater com garra aqueles que perseguem e mentem para se manter no poder.
Leia Mais...
0

Frases e Provérbios

"Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza."
Allan Kardec
Leia Mais...
0

Homens e Mulheres Igual ou Diferente: Reações V Parte

Leia Mais...
0

Antes das Eleições VII Parte

quinta-feira, 28 de abril de 2011.
 Em pauta o serviço de água e esgoto. Em Santa Izabel temos o SAAE ( Serviço Autônomo de Água e Esgoto) empresa publica responsável pelo abastecimento de água e deveria ser responsável pelo Saneamento Básico o que todos sabem não ocorre. O fato é que se de um lado todos nós munícipes desta terra recebemos religiosamente nossa tarifa publica para a manutenção do serviço, tem que em alguns bairros como o Mirai, tem lugar onde sai laranjada da torneira, ao invés de água o que o povo toma é  o puro lodo, ferro, ferrugem, tudo, menos água. A professora Raimundinha lá no ensino fundamental nos ensinou que a água é insípida, incolor e inodora, ou seja, não tem gosto, não tem cor e não cheira, bem acontece é que aqui é justamente o contrário a água cheira, tem cor e gosto. Na campanha eleitoral, passada, fizemos o nosso comitê de campanha lá no bairro São Raimundo e a água da torneira não era usada para nada, porque era o puro lodo e o cheiro era insuportável, o que significa dizer tem algo errado e cheirando pior que a água. Nós recebemos varias verbas destinadas pelos deputados federais e estaduais para que fosse feito um sistema de água que fosse capaz de abastecer bem o município, no entanto o que ocorreu foi à construção de "cisternas" muito mal feitas, diga-se de passagem algumas já racharam e outras dá pra ver que o material utilizado foi de péssima qualidade.
Saneamento básico é outro problema, pois não temos nenhum, fora no centro da cidade a situação nos outros bairros da cidade é caótica, sem saneamento a população adoece mais, principalmente com doenças relacionadas ao estomago, complicando o atendimento nos postos de saúde e no hospital (quando atende), na época de chuvas vemos ruas alagadas e a população tomando essa água sem tratamento no que isso dá vocês já sabem né?  
Leia Mais...
0

Do Blog A Perereca da Vizinha


A substituição de Sérgio Duboc por Maria do Céu Alencar indica claramente que o senador tucano Mário Couto perdeu o comando do Detran.
Quer dizer: não houve apenas a saída de Duboc.
Na verdade, Mário Couto perdeu espaço no Governo. 
Se receberá outra fatia de poder, ainda não se sabe. 
Mas o Detran é um espaço extraordinário e pra lá de cobiçado.
Conhecida por sua competência e honestidade, Maria do Céu é uma técnica muito respeitada entre os tucanos. Teria até fama de incorruptível. E seria, também, da absoluta confiança de Jatene.
No entanto, a missão que teria recebido é árdua: “fazer uma limpa” no Detran, que teria sido submetido, nos últimos anos, a toda sorte de transações.
“Na época do João Marques, o Detran dava dinheiro para o Governo e até fazia obras viárias. Mas, a partir daí, passou a ser uma verdadeira usina de enriquecimento ilícito”, diz uma fonte do Palácio dos Despachos.
Guardadas as proporções, diz a fonte, Jatene estaria tentando fazer com o Detran o mesmo que fez com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), ao nomear uma técnica como Tereza Cativo.
A fonte não soube dizer se Jatene anda estressado com Mário Couto. Mas lembrou que o governador “não suporta ser exposto a esse tipo de situação, em que tem de defender o indefensável”.
O problema seria a delicada situação do senador tucano, frente a denúncias, que não param de chegar, acerca do possível envolvimento de ex-assessores  nas supostas fraudes na Assembléia Legislativa.
Um deles justamente Sérgio Duboc, que foi diretor-financeiro da Casa e até assessor de Mário Couto no Senado.
Além de colocar o governo numa saia justa, o problema estaria afetando até outro tucano de alta plumagem, Manoel Pioneiro, o atual presidente da AL.
“O Pioneiro não tem nada a ver com isso e quer chutar o pau da barraca, mas não pode porque o Mário aparece em todos os relatórios, um dos quais foi até entregue ao governador”, relata.
E como previsto pela Perereca (leia a postagem abaixo) os gritos que teriam sido ouvidos na reunião ocorrida no Palácio, na segunda-feira, entre Jatene, Couto, Pioneiro e Duboc, não teriam vindo do governador, mas, do senador tucano, que teria se estressado com Pioneiro – diz a fonte.
Ela também chama a atenção para a declaração de Jatene, à imprensa, na manhã de hoje: “Ele praticamente disse, para quem quisesse ouvir, que o PSDB deveria assinar a CPI da AL”.
E acentua: “Esse pessoal que está sendo apontado como envolvido nas fraudes é todo do Mário. Você não acha estranho que a equipe do Mário tenha permanecido com o Juvenil?”
As informações correntes no Governo é que o suposto esquema de fraudes na AL teria começado, em pequenas proporções, no final da década de 90. Mas só teria pisado no acelerador após a ascensão da equipe investigada pelo Ministério Público.
A possibilidade de Sérgio Duboc pedir exoneração do Detran foi antecipada pela Perereca na última segunda-feira ( Aqui: http://pererecadavizinha.blogspot.com/2011/04/duboc-nao-caiu-mas-pode-cair.html e aqui: http://pererecadavizinha.blogspot.com/2011/04/tapioca-na-parada-agora-so-falta-o-cafe.html )
A situação dele se tornou muito complicada depois da operação do MP e da polícia, na terça-feira da semana passada, para investigar supostas fraudes na AL.
Na ocasião, os promotores chegaram até a apreender quatro processos licitatórios da AL que estavam trancados na gaveta de Duboc, no Detran. (Aqui: http://pererecadavizinha.blogspot.com/2011/04/promotores-e-policia-apreendem.html).
Ao longo da semana, informações do MP mostraram que pelo menos três desses processos estão ligados a Croc Tapioca, a empresa envolvida no chamado “Tapiocouto”, o escândalo que sacudiu a AL em 2006, na gestão de Mário Couto. (Aqui: http://pererecadavizinha.blogspot.com/2011/04/processos-licitatorios-da-assembleia.html).
E uma das grandes dores de cabeça dos tucanos, além do fato de Duboc permanecer no Governo apesar de todo esse escândalo, é que são indisfarçáveis os laços que o ligam a Mário Couto (aqui: http://pererecadavizinha.blogspot.com/2011/04/lacos-de-familia-sergio-duboc-foi.html).
Tem mais aqui, no release da Secretaria de Comunicação do Governo:
Governador Simão Jatene anuncia saída do diretor do Detran
O governador Simão Jatene anunciou, na manhã desta quarta-feira, 27, que o diretor do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Sérgio Duboc, será substituído pela técnica Maria do Céu Guimarães de Alencar. Até o final desta semana, tanto a exoneração de Duboc quanto a nomeação de sua substituta devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado.
Simão Jatene anunciou a saída de Sérgio Duboc em coletiva concedida durante uma visita à Santa Casa de Misericórdia. Segundo o governador, Duboc entregou o cargo diante das acusações envolvendo seu nome em irregularidades na Assembléia Legislativa. “Ele declarou que não gostaria que o governo fosse alvo de disputas políticas envolvendo o o seu nome, e para que pudesse se defender das acusações pediu afastamento, com o que concordei”, explicou.
Jatene fez questão de ressaltar as qualificações de Márcia do Céu Alencar para o cargo de diretora do Detran. "Ela é uma técnica muito competente e fez um excelente trabalho à frente da Secretaria de Planejamento no primeiro mandato. E por ter esse perfil, embora já estivesse aposentada, é que foi convocada a prestar mais este serviço ao estado e à gestão pública”, disse ele.
Questionado se seria a favor da instalação da CPI para investigar as irregularidades na Assembléia Legislativa do Estado, o governador disse que é preciso apurar as responsabilidades. "Se isso não acontecer, fica, para todos, a sensação de impunidade, o que não é bom nem para a sociedade nem para a classe política. Quando eu digo que sou a favor da apuração do caso, falo da necessidade de instauração do procedimento legal para isso”, afirmou.
Jatene ressaltou, no entanto, que é preciso que haja cautela no julgamento público das pessoas envolvidas. “No caso do Sérgio, eu não condenei nem julguei ninguém. É preciso ter cuidado na condução de situações como essa, pois julgamentos equivocados podem arrasar com a vida das pessoas antes que elas tenham a oportunidade de se defender. É preciso separar o joio do trigo”, disse.
Leia Mais...
 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |