0

Justiça dá fim à tentativa de golpe na Câmara de Vereadores de Belterra

sábado, 31 de dezembro de 2011.
Fracassou a tentativa de golpe perpetrada por vereadores DEMO-PMDBISTA na Câmara Municipal de Belterra, Oeste do Pará.

O vereador Ademar Sanches do PT, que havia sido afastado da presidência em uma sessão ilegal, convocada pelos vereadores da oposição demo-pmdbista, voltou ao comando da casa por decisão judicial.

Durante o "Golpe", os insurgentes aproveitaram para cassar também a Vereadora Zelma do PT  e aprovar a LOA 2012 de acordo com o tamanho do próprio bolso.

Durante o período de insubordinação, houve manifestações populares contra o GOLPE, até o restabelecimento da ordem, no dia de ontem, 29, quando saiu a decisão que anula todos os atos golpistas perpetrados pelos insurgentes.

O Vereador Ademar Sanches retomou a presidência da câmara e a cassação da vereadora Zelma foi anulada, assim como foi invalidado o orçamento aprovado na ilegalidade.

Ademar Sanches, convocou uma sessão extraordinária para esta sexta-feira, dia 30, e a vereadora Zelma, reassumiu sua vaga na Câmara até então ocupada pelo seu suplente, o vereador golpista Betão.

Os sete vereadores de oposição não compareceram à sessão, apesar de terem recebido a convocação do presidente. Desta feita, o município trabalhará com a LOA 2011 pela falta de compromisso de parte dos vereadores com a população de Belterra.

Texto feito com ajuda do Blog do Porter.
Fonte: http://monicadebelterra.blogspot.com/
Leia Mais...
0

Oposição?

Sabe meu mano, é difícil é muito difícil quando a oposição não sabe qual o seu papel em uma dita republica moderna. O papel da oposição é de fundamental importância, principalmente para evitar que situações como a de Santa Izabel onde os vereadores são biônicos e subservientes sejam evitados, mas outra coisa hiper ruim é quando a oposição “acha” que o seu papel constitutivo é de pulverizar a situação sem levar em conta o próprio papel que estes sendo do governo devem ter a exercer em beneficio da população o caso acima de Belterra onde segundo uma ligação que recebi da blogueira Monica a oposição está passando dos limites da própria legalidade para comprometer a administração do prefeito e a gestão dos vereadores que foram cassados pelos oposicionistas para que estes pudessem se posicionar bem para as eleições vindas de 2012. Isso é de uma Irresponsabilidade gritante! Com o povo e com o próprio futuro do município, só como exemplo, temos aqui em Santa Izabel momentos na história que se aproximam e por conta destes pulhas que amargamos retrocessos de gestão intangíveis.
Nem tem como se admitir em lugar algum que tomadas de posição tão importante para o futuro de milhares de pessoas seja tomada assim, ainda bem que a justiça neste caso não foi “expiatória” e atuou em defesa da legalidade colocando de volta os vereadores nas suas cadeiras que conquistaram com o voto popular.
 Os vereadores Democratas e PMDBISTAS de Belterra precisam urgente de uma aula de democracia e de republica porque deste jeito não dá ou se muda tudo ou algo muito estranho e tacanho mais parecido com uma ditadura virtual estará próxima muito próxima dos lares Belterrenses, cruzes!
Leia Mais...
0

Indicando Blogs e Blogueiras!

Alô! Alô! Galera do blog! Mais blogs para indicar e mais gente boa para conhecer. Primeira Indicação é o Blog Olhos Que Espelham administrado por nossa amiga blogueira Keyla Carvalho que é uma contista e às vezes cronista que manda bem pacarai na prosa, é uma proseadora de primeira, fia fie e confie, acesse aí oh:
O próximo blog é de uma pessoa que conheci na rede que mora lá para as bandas das Ilhas Canárias e é uma defensora dos animais e para isso montou o Blog Nos Necesitan onde divulga o contato para adoção de animais e também denuncia os casos de maus tratos aos nossos amigos cães, gatos e demais, para acessar Nos Necesitan, que é administrado pela blogueira Victoria, é só clicar aí:
Leia Mais...
0

Governo Jatene "despromove" praças da PMPA, mas fecha os olhos para as promoções irregulares de oficiais (inclusive as promoções do coronel Solano)

Em abril de 2005 o Major PM Walber Wolgrand peticionou ao Ministério Público do Estado noticiando a ilegal apuração de vagas realizada pelo comando da PMPA para as promoções de oficiais que ocorreram no dia 21 de abril daquele ano. Wolgrand sustentou a tese da não existência de vagas na lei de efetivo da PMPA.

Ignorando a ilegalidade, o então governador do Estado do Pará, Simão Jatene, acatou a decisão do comando da PM e promoveu vários oficiais PM ao posto imediatamente superior. Incontinente, Wolgrand requereu providências ao MP contra o ato do então governador.

Até hoje o fato dormita em alguma gaveta do Pífio, Chinfrim e Vagabundo Ministério Público do Pará. A ilegalidade, mais uma vez, prevaleceu na Administração Pública paraense.

Agora, em 2011, reconduzido ao cargo de governador do Estado, Jatene permitiu que o seu auxiliar direto, coronel Mário Solano, ANULASSE a promoção de várias praças PM (ver publicação abaixo), sob o argumento de que foi ULTRAPASSADO O NÚMERO DE VAGAS PARA PARTICIPAÇÃO NO CFS/2010, embora os referidos militares satisfizessem todas as exigências previstas na lei nº 6669/04.

O estranho é que Jatene, em 2004, com base na mesma lei, promoveu mais de 4000 (quatro mil) soldados à graduação de cabo PM, sem levar em consideração o número de vagas existentes na Lei de Fixação de Efetivo da PMPA, então em vigor. A diferença é que, naquela época, o governador era assessorado por outro coronel PM: João Paulo Vieira da Silva, que, apesar dos pesares, contemplou as praças e mandou às favas a caduca lei de efetivo da corporação.

Hoje quem comanda a PMPA é o legalista Solano que, ignorando a existência de militares “marcando passo” na graduação de cabo PM, com mais de 25 anos de serviço, somente vê a letra fria da norma jurídica e se esquece que os seus subordinados também anseiam pela justa e merecida ascensão funcional.

O grande paradoxo é que Solano foi promovido várias vezes na PMPA em total desacordo com a legislação PM. Sequer foi AGREGADO, como manda a lei, ao exercer as funções de oficial superior da PMPA na inconstitucional ASSESSORIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO.

Hoje Solano subscreve, sem qualquer contestação, a “despromoção” de várias praças PM, ignorando o constrangimento que tal medida acarreta àqueles que, bem mais que ele próprio (que trabalhou vários anos em gabinete), trabalhou, de fato, para o bem da sociedade paraense.

Mas a culpa não é de Solano, mas de quem o conduziu ao cargo máximo da corporação e permitiu que o oficial ressuscitasse, na PMPA, o famoso jargão: “Pimenta no dos outros é refresco”.
...................................................................
Diário Oficial Nº. 32065 de 28/12/2011

POLÍCIA MILITAR

PORTARIA Nº 076/2011 – CPP/PMPA

Número de Publicação: 324758

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

POLÍCIA MILITAR DO PARÁ

COMANDO GERAL

COMISSÃO DE PROMOÇÃO DE PRAÇAS – CPP

PORTARIA Nº 076/2011 – CPP/PMPA

O Comandante Geral da Polícia Militar do Pará, no exercício de suas atribuições legais, conforme o art. 58 do Decreto Estadual nº 4.242, de 23.01.86 (Regulamento da Lei de Promoção de Praças da PMPA), e art. 8º, X da Lei Complementar nº 053, de 07.02.2006 (Lei de Organização Básica – LOB), considerando os termos do Memorando nº 2770/2011- CONJUR/DP e seus anexos (Ofício nº 6205/2011 – PGE-GAB-PCTA), o qual informa a prolatação de decisão judicial exarada pela Exma. Srª. Maria Aldecy de Souza Pissolati – Juíza de Direito Titular da 3ª Vara Cível de Marabá/PA, constante no Processo nº 0006219-76.2010.814.0028, reconhecendo esta que os autores preenchem os critérios exigidos pela Lei n° 6.669/04, porém feita a ressalva quanto a comprovação latente de que foi ultrapassado o limite do número de vagas para participação no CFS/2010 e as deliberações da CPP/PMPA em reunião realizada no dia 02 de dezembro de 2011, de acordo com os termos da Ata de Reunião da CPP n° 012, publicada no BG n° 225 de 12 DEZ 2011.

RESOLVE:

Art. 1º - Anular a promoção a 3º SARGENTO QPMP-0 (Combatente), efetivada por meio da Portaria nº 038/2010-CPP/PMPA, publicada no Boletim Geral nº 238, de 30 de dez de 2010,de RENATO BORGES DE SOUSA.

Art. 2º - Determinar a publicação desta Portaria no Diário Oficial do Estado, remetendo a respectiva cópia à Procuradoria Geral do Estado/PGE.

Art. 3º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.

Quartel em Belém, 15 de dezembro de 2011.

MÁRIO ALFREDO SOUZA SOLANO – CEL PM

Comandante Geral da PMPA
Fonte: http://blogdoluisxiv.blogspot.com/
Leia Mais...
0

Tão Simples!

Leia Mais...
0

Frases e Provérbios


"Ninguém morre, as pessoas despertam do sonho da vida"
Pichação
Leia Mais...
0

A Verdade Vos Libertará!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011.
Todos já devem ter notado que não gosto do emprego da palavra “verdade” em qualquer ocasião pelo valor vazio de significado que esta palavra vira e mexe é tido, bom... Mas o post não é bem para debater isso, é que em 2011 foi um ano de encontros e reencontros para mim, em uma dessas ocasiões reencontrei o meu ex-professor de filosofia do à época cefet, Walber Wolgrand, que também é blogueiro e tinha na época um blog chamado Blog do Wolgrand, Juvico e Cacá e por conta de sua postura austera em busca da verdade e da retidão foi perseguido chegando até a fechar o blog. Por que eu estou contando esta história? Porque minha paixão pela filosofia começa justo por experiências com pessoas como o Professor Walber, para quem não sabe eu tenho em minha estante livros de filosofia, história e literatura são estas três as minhas grande paixões e que começaram por conta do contato que tive de pessoas incríveis no casos da história e da filosofia, a literatura é um caso que começou naturalmente virou namoro, paixão terminamos, brigamos as vezes e hoje acho que tenho um relacionamento estável. Mas vamos voltar ao caso em questão, bem...  Desde aqueles tempos de cefet nos idos de 2004 para 2005 o Major Walber já vinha denunciando casos de desmandos dentro da corporação a qual pertence (PM) e lembro que desde lá já aconteciam às ameaças por conta de suas atitudes contrariando o sistema porco e as fajutas “políticas” publicas de segurança sempre eram colocadas a prova a cada vez que ele reunia provas e botava a boca no mundo. Só um parêntese, ontem saiu os resultados da “segurança” do Pará dizendo que ouve redução nos números negativos leiam esta matéria do Major: blogdoluisxiv.blogspot.com/2011/11/mentira-da-secretaria-de-seguranca.html. Toda vez que tenho oportunidade de elencar pessoas como exemplo coloco sempre em ordem minha inspiração espiritual Jesus Cristo, meu pai “Qualhada”, meu irmão Diego Sousa e o professor Walber Wolgrand e isso porque ainda que alguns tentem o calar como acontece hoje, só este ano foram instaurados mais de 04 inquéritos policiais militares  e um Conselho de Justificação contra o Major que tem no seu calcanhar a turma do governo que usa das ferramentas de OPRESSÂO para calar e amordaçar os que não fecham os olhos, felizmente temos no nosso estado pessoas de coragem como Walber Wolgrand que mesmo tendo sua casa invadido, tentativa de por fim a sua vida, ameaças por telefone e pessoas atentando contra a própria carreira profissional dele hora no cargo de professor do Instituto Federal que exerce com louvor hora na PM não se acovardam e buscam a justiça, ainda que o estado democrático falhe com ela, nunca se desvia.
Esta postagem parece que foi feita para elogiar, é, mas não parece foi mesmo feita para isso, para reconhecer este grande cidadão paraense que segue a risca aquilo que Jesus um dia disse: - conhecerás a verdade e ela vos libertará!
Quem quiser acessar os canais do Walber é só clicar, aqui:
E aqui:
Leia Mais...
0

Evento Político

Hoje as 20h00minh acontece no Casarão da Saudade o aniversário com cara de evento político do Dr. Gilberto Pessoa que é uma das figuras que iram “dar a linha” na campanha eleitoral deste ano que entra e estará muito bem servido de amigos, parentes, aderentes, simpatizantes e figuras políticas desta urbe como os blogueiros Bruno e Diego que devem dar uma volta por lá.  
Junto ao convite que chegou em casa veio um panfleto da Cilene Couto o que significa dizer que pelo menos um dos articuladores do governo Simão Jatene deve estar presente ao evento e mais tarde não se assustem com os fogos e fogos, pois deve ser um evento que irá marcar este dia 30 com certeza.
Ao Doutor dou meus Parabéns antecipados, pois não devo ir ao evento, é tucano demais junto (cruzes!).
O Doutor é o candidato do governo do estado. E deve ter amanhã bastante barulho para as direções do Casarão que deverá ficar muito cheio e aquela muvuca que eu adoro, mas nesse caso prefiro ficar em casa.
Leia Mais...
0

Deputado João Salame renuncia à vice-liderança do governo


Senhor Governador,
A par de cumprimentá-lo, serve o presente para comunicar a Vossa Excelência minha renúncia à função de Vice-Líder do Governo na Assembleia Legislativo do Pará.
Os recentes acontecimentos políticos envolvendo o Plebiscito sobre a Divisão do Estado tornam insustentável continuar nessa função. Não lhe entreguei o cargo durante o plebiscito e no momento imediatamente posterior para não criar nenhum factoide que esgarçasse ainda mais nossas relações. Permanecer na função, no entanto, seria demonstrar apego demais por cargos, o que não coaduna com minha história de lutas em defesa de uma sociedade mais justa e da ética na política.
Nesta oportunidade quero deseja a Vossa Excelência e à sua família um Natal com muita paz e saúde e um Ano Novo repleto de realizações.
Atenciosamente,
JOÃO SALAME
Deputado Estadual

A transcrição acima pousou na mesa do governador Simão Jatene na semana passada, revelando uma indigestão aberta na base política do governo em função da campanha plebiscitária. Outras houve, mas, quem as possui, prefere guardá-las silentes, na tradução daquele dito que a “vingança é um prato que se serve frio”.
Simão Jatene afirmou, no início do disse me disse, que se manteria como um “magistrado” na lide, mas, não resistindo aos ataques frontais que passou a receber na campanha de rádio e TV, resolveu tirar a toga e entrar na briga de rua que virou a campanha.
O deputado João Salame (PPS) discordava frontalmente dos ataques ao governador e sempre foi um fiel e irrestrito aliado de Simão Jatene desde a campanha que o elegeu governador pela primeira vez.
Contribuiu decisivamente para a esgarçadura sofrida por Salame o comportamento extremamente arrogante do deputado Zenaldo Coutinho (PSDB) durante os debates televisivos, nos quais bradava que Salame era vice-líder do governo, sub-repticiamente cobrando-lhe subserviência à fala do trono, ao que Salame retrucava ser aliado do governador e não “puxa-saco” dele.
Meu pai dizia: “Deus me livre de puxa-sacos e advogados”.
Acabei sendo advogado, mas, concordo com Salame quanto à primeira qualificação: ser bajulador gratuito não deve fazer parte de relações políticas.
Leia Mais...
0

Filho de Jader faz caretas enquanto pai dá entrevista

Daniel, 9 anos, filho do segundo casamento de Jader Barbalho, protagonizou um espetáculo de caretas durante a entrevista que o pai concedeu após ter sido empossado senador na tarde desta quarta (28).

O filho de Jader Barbalho, Daniel, faz careta durante entrevista na sala da liderança do PMDB no Senado (Foto: Beto Barata / Agência Estado)O menino fez fotos da cerimônia de posse e, durante a entrevista, pediu para sentar ao lado do pai. Ele levantava o dedo, como se fosse repórter, para fazer perguntas ao senador.
 
No final, Jader ouviu uma pergunta do filho. O garoto perguntou qual era a principal denúncia de um vereador do PMDB, e o senador corrigiu.
"Filho, é senador". O garoto, então, retrucou. "Tanto faz, senador, vereador". Em tom de brincadeira, Jader respondeu. "Rapaz, tu não sabe o que é essa gente", falou ao filho, referindo-se aos jornalistas. Diante das risadas, o senador disse ao filho: "Depois eu te dou uma entrevista exclusiva em casa".
Mas depois que o Supremo derrubou a validade da Ficha Limpa para 2010, a defesa de Barbalho recorreu a fim de que ele pudesse assumir o mandato.
Leia Mais...
 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |