Com O Governo Americano É Assim: Deu SOPA Bye Bye Liberdade de Expressão!

sábado, 21 de janeiro de 2012.
Fico aqui a me perguntar o que pensariam os idealistas das décadas de 80 e 90 que achavam ser o liberalismo o fim ultimo de toda e qualquer liberdade e para isso concentraram forças em seu maior defensor mundial os yanks. Enfim... Mas o que importa hoje é o que está a ocorrer agora e o que me assusta é ver gente defendendo a tal lei antipirataria que os yanks inventaram batizada carinhosamente de SOPA (Stop Online Piracy Act) este projeto de lei, que fique claro não prevê apenas por fim a praticas de pirataria na rede, ouçam uma coisa: apoiado pelas grandes empresas de mídia e produções do mundo o republicano Lamar Smith mandou ao congresso americano o projeto que prevê entre outras coisas a prisão e/ou a remoção de sites que hospedem dos donos/fundadores que mantenham sobre qualquer hipótese menção a quem distribua produtos ditos pirata na rede, o que na pratica significa que serviços básicos como o envio e recebimento de arquivo na rede estarão comprometidos e sites, blogs, contas de facebook e outras estarão em risco de serem bloqueados ou removidos ao que bem entendam as mentes brilhantes do governo yank.
E ainda tem o tal PIPA (Protect IP Act) que pretende defender o direito de gravadoras, estúdios de TV, editoras, entres outras que se vêem lesadas pelo livre acesso que a rede mundial de computadores proporciona.
Enfim... aonde quero chegar com a questão, é simples, que essas leis teriam o tal efeito colateral, pois bastaria enquadrar qualquer site como facilitador de pirataria para remove-lo do ar ou até punir o responsável por hospedar, isso me parece com uma coisa chamada CENSURA, é isso aí ficaria nas mãos do governo Americano quem ele quer ou não censurar, não é a toa que os grandes da rede como: Google, Facebook, Twitter, Zynga, eBay, Mozilla, Yahoo, AOL, LinkedIn, AMAZON, AVAAZ e tantos outros entraram em campo recolhendo assinaturas on-line para dar um grande basta nessa proposta de violação da liberdade na rede.
É claro que por uma proposta de Marketing fica muito mais simpático ao público colocar em leis como estas a pecha de antipirata do que realmente explicar o impacto que elas irão proporcionar e aí quando a rede mundial de computadores fez o trabalho de informar os cidadãos do mundo o impacto das leis o governo se disse contrario a lei porque ela fere a liberdade de expressão, Aham.. O Obama é o Mykey e nós o Pateta. O governo está às vésperas de uma eleição, nada mais cômodo do que se dizer contrario a uma lei que se revelou completamente impopular.
Parece que por enquanto surtiu algum efeito o líder do senado americano Harry Reid pediu para adiar a votação do PIPA e algumas horas depois o autor do SOPA também disse que pedirá para adiar a votação do projeto, pois é necessário ter um acordo mais amplo já que o projeto se revelou impopular.
Precisamos ficar de olho e ainda dá para assinar as petições on-line para enterrar de vez esses projetos que irão destruir com a liberdade da rede, quem quiser pode entrar no tutorial do Google ou clicar no link abaixo da rede AVAAZ:

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |