Discriminação é crime, inclusive de idade

domingo, 15 de janeiro de 2012.
Edilberto Sena (*)
 

Certa vez havia um povo que não dava valor ao idoso. Quando um homem ou mulher, excepcionalmente chegava aos 80 anos, um dos filhos ou netos o levava ao meio da floresta, longe da comunidade e lá, o deixava com uma pequena vasilha com água e algumas frutas. O idoso se conformava, abençoava o portador e lá ficava esperando a morte chegar.

Ligando um pouco a estória à situação do idoso hoje há alguma semelhança, pelo menos nos critérios da Previdência Social. Como explicar que o salário mínimo, em janeiro de 2012 tenha sido reajustado em 14, 6% e o reajuste do salário do aposentado tenha sido de apenas 6,8% para quem recebe acima de um salário mínimo? Uma justificativa dos responsáveis da Previdência Social, é que o idoso aposentado teria menos despesas para se sustentar. Quem disse que isso é verdade?

Outra justificativa alegada é que se mantiver o mesmo índice do reajuste do salário mínimo aos aposentados, a Previdência Social vai falir e prejudicar a todos. Outra falsa verdade. A Previdência Social está em crise porque muitos sonegam impostos, especialmente grandes empresas. E o governo não pune tais sonegadores.

A primeira injustiça contra o aposentado é porque ele ou ela, pagou integralmente durante 35 anos pelo valor de 4 salários mínimos. Então hoje deveria receber R$ 2.488,00 reais, se o reajuste fosse igual ao do salário mínimo. Mas, por causa do injusto critério do governo, ele vai receber apenas R$ 1. 260,00 reais. Isto é discriminação e roubo oficial contra o cidadão honesto que contribuiu normalmente com a Previdência Social.

Toda discriminação é crime e o mais grave no caso dos idosos aposentados, é que é o próprio Estado Brasileiro é que comete o crime e nenhuma autoridade é processada por isso. E pior, os salários de presidente, juízes, deputados e senadores são
escandalosamente altos e seus reajustes são mais altos ainda. Quem defenderá os aposentados? Essa é a falsa democracia brasileira.

(*) Sacerdote e Diretor da Rádio Rural de Santarém (PA)

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |