Os Ratos São Mais!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012.
Tem uma mania que algumas pessoas têm de tentar ridicularizar ou de ofender os outros com nome de animais que eu acho de profundo mau gosto, além de revelar um certo menosprezo pelo próprio animal.
Fiz o parágrafo acima para relatar apenas um caso em particular que não consigo entender por que algumas pessoas cismam em colocar em políticos corruptos e corruptores o nome de “rato” e ainda tem outros que utilizam este mesmo nome para os covardes tipo “você é um homem ou um rato?”. Não consigo entender talvez porque não tenha que entender mesmo, como um sujeito vil, baixo em todos os sentidos pode ser comparado a um simples animal, um roedor, da família dos murídeos.

Primeiro que parece ser típico de nossa cultura mesmo fazer do rato uma espécie “horrenda” ou como me justificou o blogueiro e amigo Ricardo “os ratos são comparados com maus políticos por serem considerados asquerosos” e, além disso, tem alguns fatores históricos que levam os ratos a situação de inimigos da saúde pública como nos casos de invasão urbano por ratos nos Estados Unidos, por exemplo, ou mesmo quando ainda nem tínhamos um sistema tão sofisticado como foi na Europa da praga que ficou conhecida na história como peste negra que nada mais era do que uma doença chamada peste Bubônica, transportada pelos porões dos navios e espalhada nas grandes capitais e cidadelas essa doença transmitida pela bactéria Yersinia pesti e que passou para o ser humano através da pulga de uma espécie de rato chamado Rattus rattus dizimou cerca de 75 milhões de pessoas ou se preferirem um terço da população na época.
Fora da nossa cultura podemos ver sendo usado na simbologia de muitas culturas como a celta, onde representava o símbolo da astucia e do segredo ou na Índia onde serve como montaria do Deus Ganesha e no Japão em companhia do Deus da riqueza. Na própria tradição medieval para se interpretar um sonho onde um rato aparecia dizia ser preciso prestar mais atenção nas palavras e nas pequenas coisas da vida.
Por favor, não me interpretem mal, não estou afirmando que não se devem observar estes casos quando a saúde humana esta em jogo, só não vejo motivo para tanta judiação a um animal. Agora em um lugar onde marido traído é boi, mulher tida como aberta a vários relacionamentos é piranha, vaca e etc... homossexual é chamado de veado e tantas outras classificações com nome de animais que visam ofender, sinceramente não é de se admirar que se apossem da imagem do roedor para colocar em político FDP, sinceramente... Os ratos são mais, muito mais!

2 Comentários:

João Ribeiro (johnriver) disse...

Oi, eu fiz esse desenho do rato suicida há já quase 10 anos atrás e estranhamente tem corrido imensos sites desde então.

entretanto lancei a minha primeira BD em fevereiro passado e gostaria de saber se era na boa eu enviar-vos uma imagem promocional do livro de forma a ser publicitado neste blog.

Tiago Sousa disse...

Pode enviar sim João e-mail daividsousa13@gmail.com

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |