Fundamentalismo

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012.

O fundamentalismo é uma “coisa”. Todos os dias nós estamos vendo e ouvindo falar de atitudes violentas por parte de grupos religiosos que se enfrentam em busca de espaço, de resistência, de sobrevivência ou simplesmente por estarem em disputa no hoje tão competitivo mercado da fé. Basta você ligar a TV, ler um jornal, ouvir um rádio ou ler um blog/site de noticias que verá no mundo inteiro, católicos x protestantes; pentecostais x neo-pentecostais; cristãos x Afro-Brasileiros; Budistas x Bramanistas, enfim... A lista é grande e o impacto na sociedade dessas lutas entre religiões e religiosos aflige toda a sociedade.
Vi lá no blog do amigo “FER” que uma decisão da justiça Iraniana porá fim a vida de um muçulmano convertido ao cristianismo simplesmente porque ele “abandonou a fé islâmica”. Eu como pesquisador desta abrangente área das religiões acredito que este tipo de posicionamento é verdadeiramente preocupante porque acaba por reforçar muitos estereótipos e causa uma aparência de certeza da imagem do Islã no mundo ocidental que já é por si só destrutiva, os acontecimentos de grupos fundamentalistas e as ações como os atentados acabaram por formar uma imagem que não condiz com o total da realidade desta religião. Enfim...
Vai o vídeo abaixo, reflitam e tirem suas conclusões da situação:  

2 Comentários:

mfc disse...

É uma tristeza que as religiões continuem a espalhar o seu terror...
É bom não esquecermos que a cristã já não espalha terror(a não ser o anátema do pecado) porque efectivamente não tem poder temporal desde a Revolução Francesa!

Blog do Tiago Sousa disse...

Na Realidade depende de que local e qual região vc está falando porque quando se diz por exemplo que a igreja por vezes se torna um impecilio para o combate de doenças como a AIDS que só tem uma medida a ser tomada que é a prevenção e a igreja diz que não se pode proibir a vida e desaconselha o uso de preservativo aí vc pode ver um pouco como o cristianismo influencia sim.

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |