Os Azuis

sexta-feira, 9 de março de 2012.
Até bem pouco temo atrás não tínhamos um único veiculo de informação que contasse para as pessoas coisas como: o bastidor da política, as contas da prefeitura, denuncia contra abusos de empresários e do próprio poder público, desde um simples buraco até coisas mais complexas como convênios para obras de médio porte toda essa informação ficava contida a um pequeno grupo e um seleto numero de espertalhões que geralmente abriam algum veiculo de informação pequeno como um jornalzinho e que logo recebiam “patrocínio” dos empresários e da prefeitura e assim foi, talvez por isso que eles não duravam muito tempo.
Agora... é necessário que se faça uma profunda reflexão sobre o nosso conceito de cívico, ora, a própria classificação de republica denuncia aqueles que não aceitam serem fiscalizados, temos que republica que é uma palavra do latim (res publica) que significa “coisa pública”, logo, se a blogosfera é formada por pessoas que pertencem ao público, então, nada mais do que natural que nós cumpramos com o nosso papel de zelo para com a coisa pública.     
Mas os azuis não aceitam serem fiscalizados, ainda que somente na internet, é inadmissível para eles que exista alguém de olho e que cobre. Um único argumento, e que não se sustenta, é que nós não saímos da frente do computador e que não “fazemos nada”, bem aqui mesmo na blogosfera temos importantes jornalistas como os amigos Barata do Blog do Barata e a Ana Célia Pinheiro do Blog a Perereca da Vizinha ambos denunciando os desmandos da justiça do Pará e dos desgoverno do Estado cumprindo um papel fundamental na busca do bem comum, ah! Ia esquecendo não somos jornalistas, é uma realidade, mas além do blog nós temos nossas outras funções onde desempenhamos também um papel muito importante e contribuímos cada um ao seu modo, para esta sociedade. O blogueiro Bruno Marques é professor de língua portuguesa (um dos melhores) leciona para a construção de um cidadão diferente sempre na busca de quebrar paradigmas como a tal língua culta como única. Blogueiro Diego Sousa radialista por vocação e político por inspiração está sempre buscando alternativas seja nas postagens que faz em seu blog denunciando os excessos do poder público, seja nas comissões que participa. E este blogueiro que vos escreve que faz parte de dois grupos de pesquisa na universidade do Pará como pesquisador das Religiões de Matriz Africana ou como pesquisador dos Movimentos Sociais e que até algum tempo atrás estava assíduo na política do estado.
Só para complementar, nós três nas eleições passadas defendemos que o partido no qual militávamos lança-se candidatura própria, em não podendo, lançamos o professor Franciel candidato a vereador e se não fosse o empenho do poder público em deixá-lo de fora nós o teríamos elegido, ficamos com 610 votos e uma lição aprendida não bastava apenas lançar uma plataforma se esta não se baseasse na busca constante de uma oposição alternativa. Aqui encontramos a principal desavença com o poder político local, se nós conseguíssemos eleger o vereador a câmara local, depois de uma longa jornada sem o opositor, finalmente teria um que realmente iria “incomodar” os que não respeitam o patrimônio público.

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |