Lutando Contra O Inimigo Oculto

terça-feira, 29 de maio de 2012.
Alguns meses atrás me mostraram um vídeo amador que mostrava duas mulheres, primeiro discutindo e depois se “estapiando” com a ajuda de uma torcida ávida por sangue que vibrava a cada murro e empurrão que viam. O mais bizarro da gravação é perceber o motivo pelo qual as duas começaram a brigar, por uma rua cheia de buracos e muita lama.
Uma coisa que logo refleti quando me mostraram o vídeo foi à discordância das pessoas quanto ao local onde o vídeo foi gravado, mas creio eu que pouco importa onde o vídeo foi gravado porque a atitude que apresenta este vídeo é que é o importante. As pessoas estão envoltas em uma redoma de ilusões que já não conseguem se quer definir quem é o responsável por tudo isso.  
Esta reflexão sobre os responsáveis pela degradação do bairro deveria levar aos irresponsáveis, mas a situação é complexa demais. Vejamos:
1 - De quatro em quatro anos temos eleições para vereadores e prefeitos em todo o país que de certa forma serão os que estariam mais próximos a população e seriam os responsáveis pelo “bem estar da cidade”, no entanto, um sistema perverso tem feito com que políticos inescrupulosos ascendam ao poder e utilizem a maquina do estado para proveito pessoal, proveito familiar, proveito partidário, proveito sectário para deixar felizes os amigos de coligação e por ultimo com as migalhas que caem da mesa do patrão fica o povo
2 – Considerando que esta gravação foi feita aqui no Pará onde apenas 16 dos 114 municípios estão aptos a receberem recursos do governo federal, os demais tiveram a possibilidade de convênios cancelados devido falta ou mesmo irregularidades em prestação de contas.
3 – Uma das possibilidades é que este vídeo tenha sido gravado em Santa Izabel, coisa que eu duvido, mas se foi gravado aqui justo em um dos municípios que teve convênios suspensos e deixou de receber recursos devido a falta de prestação de contas, onde projetos de infra-estruturas e saneamento ficaram perdidos por uma má gestão de recursos públicos.
4 – Este será o ultimo ponto senão não irei parar de escrever sobre, pois conteúdo para isso não faltaria. Uma pesquisa realizada pelo sistema Firjan que apurou a capacidade na gestão fiscal dos municípios Brasileiros apontou um índice critico de gestão em 65% das prefeituras e pior apenas 2% delas foram consideradas como excelência em gestão fiscal.
Esses quatro pontos servem para provar duas coisas e uma delas é que ao contrário do que afirmam os senhores prefeitos não estão servindo a população e sim servindo-se dela. Outro ponto é que nós que já passamos por diferentes períodos de nossa história conturbada em busca “de liberdade e gestões que partissem do povo”, na época da ditadura militar o povo sabia quem deveria derrubar para conseguir este feito, na época do gatuno Collor todos sabiam quem devia cair e agora? Entramos em um redemoinho? Qual “inimigo” devemos derrotar?

“Será que vivemos nós os proletários, será que vivemos? Será que os fracos remédios que tomamos não seria a doença que nos corrói?”
 Guy Debord

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |