O Mundo em Dois ou O Discurso Dicotômico está em Tudo

domingo, 1 de julho de 2012.
Essa questão posta nesta postagem já foi tema de discussão aqui e no facebook e é inclusive motivo de minha analise no TCC em Ciências da Religião. Meu ponto de partida (é claro) é a analise de discurso e a dicotomia existente entre eles para tentar firmar algo ou descredibilizar outro é algo que salto aos olhos do pesquisador que vos escreve, mas não é preciso muita habilidade para identificar isso em um discurso ou mesmo texto escrito, basta um pouco de paciência e pericia e você verificará isso rápido.
Trago para analise da questão um item muito utilizado pelos governistas de hoje neste município. Interessante é o contra-movimento, digo, nós (primeiros blogueiros da cidade) começamos os blogs para serem utilizados como instrumento de debate, discussão e informação já que a informação e todos os meios que dela partem eram concentrados na mão de meia dúzia de pessoas que a utilizavam em prol da imagem da gestão, mas este cenário parecia ter mudado... Infelizmente os caras do poder perceberam a relevância que estes meios virtuais tinham ganhado para essa nova configuração sócio-política da cidade. Com o aumento da população votante de jovens de Outubro de 2008 a maio de 2012 em 87% (Fonte: TRE-PA) do total de eleitores entre 16 e 34 anos e a maior facilidade ao acesso a rede mundial de computadores fez deste grupo social uma fatia cobiçada dos votantes, já que 19060 votos fazem muita diferença em uma eleição onde o total geral de eleitores é de 38 mil é praticamente o tal 50% mais 1 que é necessário para eleger qualquer candidato. Não tenho medo nenhum em afirmar que esta eleição mais do que qualquer outra será da juventude deste município. Do outro lado uma estratégia foi montada em redes como o facebook e os blogs já se encontram quem defenda com afinco e desfaçatez o governo como se este fosse o melhor de todos os tempos, um grupo que aqui eu denominei de “azuis” vem usando a internet para contra-atacar, mas o discurso deles é que é o motivo de minha postagem.
Vejamos... Uma coisa é necessária ser entendido de saída, não estou aqui escrevendo esta postagem para endemoninhar ninguém e nem tampouco para desqualificar ninguém, apenas quero demonstrar que a realidade pode ser vista por muitos prismas e com toda certeza não ousarei dizer que o meu é o certo ou a balela da tal “verdade”. Dito isto, prossigamos... Na polemica (digo enfrentamento de idéias) nós atacamos os pontos fracos do adversário, é claro, é uma competição ou enfrentamento e ninguém quer sair perdendo e por isso muitas coisas se explicam na polemica, por exemplo, o porquê tem que ter um lado bom e um ruim, um lado do bem e outro do mal, um lado perfeito e outro imperfeito, um lado que acerta e outro que erra, um lado que ataca e outro que contra-ataca, um lado que é do contra e outro que é a favor, e etc, etc, etc, isso tudo faz parte do que chamamos de discurso dicotômico. E você pode me perguntar: - mas todo discurso precisa de dois lados? Claro que sim, se não ele não tem sentido de ser, por isso não se engane com aqueles que dizem por aí que não defendem posição porque isso é papo furado, é mentira, todos nós defendemos posições o tempo inteiro, lembra da microfísica do poder onde Foucault propõe que o poder é um emaranhado formando uma rede que conecta pessoas e que este não está apenas no governo ou em um conglomerado capitalista, pois é... Nós fazemos parte do poder que se exercem uns sobre os outros, ainda que a forma encontrada para este controle seja intelectivo ou mesmo através de discursos que às vezes tem cara de show pirotécnico e que engana os olhos dos desapercebidos, mas comigo não camarão!
Escrevi a alguns dias no facebook uma frase que gostaria de repetir aqui para complementar a minha analise, vejamos:
e o pior de tudo é que estão querendo proibir-nos de pensar agora para os governistas só existem duas espécies os que são a favor e contra o Marió, é mole? Eu sou contra sim, um governo de privilégios, sou contra a desfaçatez de um governo que ignora um grupo social e as vésperas da eleição quer tornar alguém herói, sempre a procura de "demônios" para exorcizar
Como havia demonstrado em um mundo dualista a realidade passa a ser factível, ainda que este mundo seja produto de uma criação e massificação de uma realidade, e assim criam esse troço de quem não é a favor é contra, quem fala que não gosta é porque é da oposição, quem diz que está ruim é porque só sabe jogar pedra e tantas e tantas coisas que nós ouvimos e lemos por aí. É necessário trazer para a realidade e da possibilidade das coisas para poder dar ou propor valor a algo. No geral o que temos é alguém que diz e escreve o que não é.
Sei que algumas coisas que propus aqui não é de fácil entendimento, até eu mesmo fico em duvida com algumas coisas, mas basta observar e veremos como o discurso dicotômico está presente nos textos de blogueiros governistas e da oposição também é claro, mas o ponto que quero chegar de novo e repito (preciso ser redundante mesmo) ninguém faz discurso imparcial, ninguém! E quem diz que faz, repito, é um mentiroso!

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |