Paralelos (Ananindeua x Santa Izabel) I Parte

sábado, 1 de setembro de 2012.
Por Tiago Sousa*


O titulo da postagem é incitativa ou provocativa, mesmo, é que eu achei por bem fazer uma seqüência de postagens para fazer comparações entre os processos políticos (vide: eleições deste ano) para as prefeituras municipais da RMB (Região Metropolitana de Belém) que se avizinham, já que estamos a poucas semanas das eleições é bom notar algumas características básicas que, creio, vai ajudar lá em alguma coisa no dia 07 de Outubro, data esta fatídica para o futuro de muitas cidades no Brasil.
Começarei com o município de Ananindeua. Estive alguns dias de minhas férias fazendo meus trabalhos de pesquisa e também passando tempo em Ananindeua e fui visitar algumas pessoas, tive obvio que passar por alguns locais e notei de cara algumas coisas como por exemplo o péssimo estado de algumas ruas e também uma característica em comum com todos os prefeitos deste estado quiçá do Brasil que é o “oportunismo” de se fazer as obras que a população necessita todos os dias apenas nas vésperas do processo eleitoral, andei por uma rua intrafegável e dias depois do fim das férias voltei lá e o que notei foi maquinas e maquias trabalhando para o que em pouco dias virou uma rua ótima de trafegabilidade e muito bem asfaltada. Agora... Uma coisa que sempre me pergunto é por que eles não fazem o que precisam fazer em proveito do povo logo, precisam deixar o povo sofrer para nas vésperas das eleições fazer alguma coisa e sair com méritos para mostrar em suas cartilhas de governo e pedir votos como se fosse o “grande salvador da cidade” quando não passam de meros oportunistas dos que não percebem este tipo de movimento.


Quando notei isso em Ananindeua estava voltando para Santa Izabel e resolvi voltar a todos os locais que tínhamos ao longo destes três anos e seis meses denunciado aqui nos blogs da cidade o descaso e o abandono do poder público local e pasmem o que eu encontrei assim como em Ananindeua foram homens trabalhando e trabalhando ruas que tinham sumido e dado lugar a crateras foram completamente recuperadas nestas vésperas das eleições. Quando passava nas intermediações do Bairro São Raimundo encontrei maquinas que pareciam estar recuperando uma via (a principal) que a muito tempo não tinha nem manutenção do Palácio Capitão Noé de Carvalho.
Uma ultima coisa para esclarecer. Não sou contra as obras e também não sou contra o beneficio que elas trazem o que sou absolutamente contra é a atitude desse bando de cara de pau que esperam uma eleição para poder fazer alguma coisa, afinal o povo precisa de ruas boas para trafegar, de escolas reformadas e com boa infra-estrutura, boa água, saneamento básico em dia, segurança, saúde de qualidade todos os dias durante os quatro anos de mandado concedido aos fulanos não apenas seis meses antes do processo eleitoral. Quando vejo uma obra nas vésperas das eleições tenho uma torrente de sentimentos o primeiro é o de felicidade porque a população poderá ter algumas agonias amenizadas e o outro é de revolta porque eles ainda conseguem tirar um proveito de deixar o povo sofrer para fazer próximo das eleições e tirar proveito disso “afinal o povo tem memória curta” é um dos pensamentos dos pulhas, enfim como já disse aqui neste blog uma das pouquíssimas coisas boas da eleição é a certeza que algo vai ser feito por aqueles que querem se eleger ou re-eleger. Muito triste. 


Sobre o Autor:
Tiago Sousa *Tiago Sousa Natural de Santa Izabel do Pará, é graduando do curso de Ciências da Religião – UEPA, Técnico em Turismo pelo CEFET-PA turma de 2005 e participa do Grupo de Pesquisa dos Movimentos Socais, Educação e Cidadania na Amazônia - GMSECA. Tiago é o administrador deste Blog e Também escreve versos no Blog Verso Reverso

1 Comentário:

Batista disse...

Olá meu caro Tiago, vejo que o amigo gosta de escrever sobre políticas públicas, tema esse também escolhido por mim. – A verdade é que em muitos municípios os gestores só querem trabalhar as vésperas da eleição, outros nem mesmo na véspera! Amigo, espero sua visita em nosso blog. Bom final de semana.

Um abraço.

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |