Baleia Azul e O Crescimento da População Suicida

sexta-feira, 21 de abril de 2017.
             
             O jogo da Baleia Azul esconde uma realidade perversa a população de suicidas sobe cada vez mais entre os brasileiros e já é o terceiro fator de morte perdendo somente para o trânsito e homicídios, e ao contrário do que se pensa não falar sobre isso é pior do que tentar dar uma solução enérgica e imediata, o suicídio não espera. 
              Falar sobre virou uma questão que ninguém quer levar para a mesa do jantar ou mesmo conversar em rodas de amigos e enquanto o suicídio vira tabu ele segue levando parte da população a por fim a muitas histórias e a afetar a sociedade, pois gradativamente essa taxa vai aumentando, toma a rotina e vida de famílias.
              O fim da linha parece que é um bom começo para começar a dar providência a essa questão, as crises naturais da idade parece ser o fator que faz com que pessoas cada vez mais jovens tirem a sua vida e a solução se encontra em achar o caminho para o debate e a socialização deste problema. Parece repetitivo dizer isso, mas a solução é sempre o dialogo, é preciso encontrar um meio para chegar até a população jovem e criar um canal direto para que os casos possam se não solucionados por completo serem reduzidos ao máximo.    
                 Quando falamos dessa questão estamos tratando do futuro da nação ou do que ela se tornou haja visto que também esses números crescem entre a população mais idosa chegando ao numero de 30% a mais em 25 anos. Algumas características que podem ajudar você a perceber se alguém tem essa predisposição são as seguintes:

Sinais que podem indicar comportamento suicida 


FALAS SOBRE MORTE 


Qualquer menção sobre morrer, desaparecer, pular de um edifício ou causar danos a si mesmo podem ser sinais de pensamentos suicidas. 

PERDAS RECENTES 


Essas podem ocorrer através de eventos como mortes, fins de relacionamentos ou perda de emprego. Também pode ocorrer com a diminuição do interesse por amigos, hobbies ou outras atividades que antes faziam sentido para o jovem. 

MUDANÇAS DE PERSONALIDADE 


Podem se manifestar com traços de tristeza, apatia, irritabilidade e ansiedade. 

MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO 


Dificuldade de se concentrar na escola ou em outras atividades rotineiras. 

SONO 


Dificuldades para dormir, pesadelos ou sono em excesso podem ser sinais. 

ALIMENTAÇÃO 


Mudanças no padrão de alimentação podem se manifestar por perda de apetite, ou fome em excesso. 

BAIXA AUTO ESTIMA 


Sentimento de falta de amor-próprio, culpa, vergonha. Essa visão pode ser resumida pela frase ‘todo mundo estaria melhor sem mim’. 

DESESPERANÇA 


A falta de expectativa de que as coisas podem melhorar. (fonte

                Ao observar os fatores descritos acima fique alerta e mantenha sempre em mente que a solução possível é o dialogo e conversar sempre é a saída para resgatar aqueles que estão a caminho do fim da linha. 

Comentários:

 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |