0

Anarquismo Cristão


Temos em termos gerais praticamente todos os anarquistas que escreveram ou escrevem sobre anarquismo também dando o seu pitaco sobre a Religião ou em termos gerais o cristianismo e em outros apenas a pessoa de cristo.
Há algumas pessoas que se impressionam quando descobrem que muitos dos teóricos anarquistas eram pessoas de fé e viviam sua fé, assim foi com Alexandra David-Neel que por um tempo foi adepta do Islamismo e estudou misticismo e ocultismo participando do ciclo de estudos de Madame Blavatsky e devido a uma crise espiritual rodou o mundo e se viu diante de nossos irmãos monges Tibetanos e já virado uma Lama. Não vou contar toda a história de Alexandra porque precisaria de umas dezenas de pagina o que importa saber é que ela assim como Gandhi e Leon Tolstoi, ambos religiosos também, tiveram uma grande influencia de pensadores anarquistas aqui para Gandhi a importância de duas obras que veremos inclusas na base de sua militância uma é a obra de Thoreau desobediência civil e outra obra que ele até levaria a cadeia consigo as vezes que foi preso pelo exercito da coroa Inglesa de seu amigo Tolstoi O Reino de Deus Está em Vós, disse que esta obra não só influenciou o pensamento de Gandhi e era seu livro de cabeceira como também foi fundamental para que ele atravessasse sua crise espiritual. Gandhi como se sabe era de nascimento hinduísta, mas adotou para sua vida a filosofia de que pertencia a cada religião humana porque entendia que do seu modo que cada uma tem o mesmo objetivo em comum que é alcançar a Deus.
Vou citar nesta postagem apenas esses três religiosos que também adotaram um pouco da filosofia anarquista. De mais na academia teremos o pensamento de Jacques Ellul teólogo Frances autor de Anarquismo e Cristianismo e que escreve muito bem sobre a figura do revolucionário Jesus Cristo, aquele Jesus que foi parar na cruz junto aos bandidos, as concubinas, assaltantes e toda sorte de larápios e desmundados, este crucificado é o que lutou para uma mudança nas bases sociais impensadas. Cristo desafiou o poder político, o poder econômico e o poder religioso de sua época não sobrando outro lugar a não ser a cruz para ele e a jaula aos leões para seus seguidores.
Outro teórico que é conhecidíssimo como um dos maiores gênios da literatura mundial Leon Tolstoi ou conde Tolstoi ficou mundialmente conhecido pelos seus romances Guerra e Paz e Ana Karenina o que deram a Tolstoi o patamar de ser um dos literatos mais importantes do século XIX. O que a maioria das pessoas não sabe é que Tolstoi publicou mais de duzentos ensaios e algumas cartas onde ele falava dentre outras coisas sobre a sua religião, O cristo, e uma de suas maiores bandeiras de luta a não violência e suas raízes nas doutrinas de Cristo, onde vê-se em Tolstoi a defesa de um retorno ao ideal de cristo com uma convencia pacifica entre os homens que não precisam de nenhum ser, entidade ou qualquer coisa estranha a ele mesmo para o governar, contra o estado, contra o exercito e contra a Igreja Cristã que nas palavras do próprio Tolstoi é a maior inimiga contra os ensinamentos de Cristo.
Vê-se em Tolstoi e em Ellul o mesmo pensamento concernente a Igreja Cristã que gerou o movimento chamado cristianismo. Se para Tolstoi a Igreja cristã perverte o ensinamento de Cristo para Ellul o Cristianismo aniquila qualquer possibilidade de compreensão destes ensinamentos, lembrando uma das passagens onde Ellul retrata isso ele aponta para a distorção aos ensinamentos de Cristão na fundação da igreja cristã junto ao estado Romano, diz ele que quando a igreja e a religião cristã foram oficializadas como fonte única de fé para os Romanos acabou aí qualquer possibilidade de conciliação dos pensamentos de Cristo e os ideais da Igreja e do estado.
Só salientar que para estes dois teóricos um pensamento em comum é a visão de que sobre a perspectiva social do anarquismo e os ensinamentos de Cristo ter praticamente os mesmos objetivos a alcançar, ou em outras palavras, quando se trata de justiça social o pensamento anarquista e os ensinamentos de Cristo se entrecruzam os tornando praticamente iguais.
 
Blog do Tiago Sousa © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |